quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Caucaia: Segunda maior cidade do Ceará tem horário eleitoral pela 1ª vez

Além da Capital, cinco municípios têm horário eleitoral. Caucaia verá seus candidatos na TV pela primeira vez


Segundo maior município do Ceará em população, neste ano Caucaia terá, pela primeira vez, os candidatos da própria cidade no horário eleitoral gratuito de televisão. Ontem, às 13h30min, os concorrentes a vereador começaram a aparecer nas telas para, usando a imagem e a eloquência (ou não), tentar ganhar a confiança do eleitor.

No Mercado Público de Caucaia, logo que começou o horário um grupo se formou frente ao televisor de um dos boxes. À medida que os concorrentes iam aparecendo e se apresentando, o grupo em volta da TV reagia sempre com bom humor. Se esbaldaram de rir com um candidato de nome “Papagaio”.

Em outros momentos, xingavam os donos de propostas que julgavam descabidas. “Vou é atrás das minhas moedinhas que tem mais futuro”, disse uma das comerciantes, ao se retirar.

Outra comerciante, Railda da Costa, também não se empolgou e disse que “graças a Deus” o canal de Caucaia não estava sintonizando bem em sua televisão. “Não gosto de política nem pouco”.

Mas houve também quem enxergasse na novidade uma evolução para a política caucaiense. “É positivo porque, na televisão, pela cara do ‘cabra’ a gente vê se o que ele diz é verdade”, disse o também comerciante Francisco Tomaz. Pelo horário, segundo ele, o eleitor vai poder avaliar melhor os candidatos e decidir o voto.

Opinião semelhante à do eletricitário Raimundo Ferreira, que considera a propaganda eleitoral na TV “importante para o esclarecimento do povo” e a aproximação entre candidato e eleitor. “Através da imagem é que o eleitor simpatiza com o candidato e vê se ele é de fé e coragem.”

O chefe do cartório da zona de Caucaia, José Carlos Torres, disse que a propaganda televisiva será um aprendizado para todos no município, inclusive para a Justiça Eleitoral. “Estamos desenvolvendo uma estratégia para acompanhar e fiscalizar a transmissão”.

Sobral

Outro município que também está estreando na propaganda eleitoral de TV é Sobral, onde a NordesTV é a responsável pela transmissão. Aracati, Juazeiro do Norte e Pacajus também têm o próprio horário eleitoral - embora não pela primeira vez.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), não há critério para que os municípios veiculem o próprio horário eleitoral. Isso depende de um acordo entre partidos e emissoras em municípios onde há condições técnicas e financeiras para a transmissão.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a segunda maior cidade do Ceará. Sobral é a maior cidade da Zona Norte do Ceará. Mas só agora as duas passam a ter horário eleitoral de rádio e televisão.

Serviço

Horário eleitoral na TV
Caucaia: TV Metrópole, canal 26 UHF
Sobral: NordesTV, canal 48 UHF
Campanha a prefeito: segundas, quartas e sextas-feiras
Campanha a vereadores: terças, quintas e sábados
Horário: 13 horas e 20h30min 

 http://www.interjornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário