terça-feira, 28 de agosto de 2012

Rio Maranguapinho: Área da barragem recebe plantio de mata ciliar

A barragem do projeto Rio Maranguapinho começa a receber nesta semana o plantio de mata ciliar na área de preservação ambiental da obra. Ao todo, serão 1,1 mil mudas nativas plantadas nestas terça (28) e quarta-feira (29). A ação é uma parceria da Secretaria das Cidades com a Unimed do Brasil e será executada pela Fundação Mata Atlântica.

Na manhã desta quarta-feira (29), o evento contará com a presença do secretário das Cidades, Camilo Santana. Serão 1 mil mudas plantadas no montante (área alagada, atrás da barragem) que favorecerão o reflorestamento do local. E outras 100 na jusante (área em frente à barragem), que irão compor a arborização da área.

Segundo o titular da SCidades, a ação de plantio da mata ciliar no entorno da barragem permite a reconstrução da área verde do local. “O Governo do Estado tem a satisfação de ceder a área da barragem do Rio Maranguapinho para o mutirão de reflorestamento”, observa Camilo. Araucária, Pau-branco, Jacarandá e Ipê são algumas das espécies de mudas a serem plantadas. Após o plantio, a área resgatada ficará sob os cuidados da Unimed do Brasil por dois anos.

Projeto Rio Maranguapinho
O Rio Maranguapinho dá nome a projeto executado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. É o Projeto Rio Maranguapinho. São 23 quilômetros de intervenções e o conjunto de ações previstas é considerado a maior obra de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento, do Brasil. De acordo com Camilo Santana, as famílias que vivem em torno da área, a mesma que recebe o plantio de mudas, serão transferidas no mês de setembro para o residencial Lupe de Paula, em construção pelo Governo do Ceará.

O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.  Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias realocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

Serviço
Plantio de Mata Ciliar na Barragem do Rio Maranguapinho
Data: 29 de agosto
Local: Barragem do Rio Maranguapinho, no limite entre Caucaia e Maranguape (mapa no site www.cidades.ce.gov.br)
Horário: 9 horas

28.08.2012

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Priscila Teixeira | Ana Cristina – 85 3207.5249
comunicacao@cidades.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário