quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em Caucaia (CE), ‘Projeto Brigada da Natureza’ atrai jovens para a prática de esportes, artes e consciência ecológica

Tendo como salas de aula a praia, a mata e a natureza ao redor, o ‘Projeto Brigada da Natureza’, realizado pela organização não governamental Aquasis, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), promove ações e atividades com jovens de 10 a 17 anos, moradores da comunidade de Iparana, no município cearense de Caucaia, a fim de desenvolver conhecimentos e habilidades educacionais e ambientais.
“O projeto surgiu há 10 anos e tem como maior objetivo sensibilizar as crianças e adolescentes para a importância da preservação da natureza e de animais em extinção, enfim, do ecossistema”, foi o que disse Juaci Araújo, engenheiro de pesca e coordenador do projeto, em entrevista à Adital.
Para participar do projeto, os jovens não poderiam ter maior motivação: durante quatro dias semanais, das 7h30 às 11h da manhã, eles/as têm aulas de surf, natação, dança, percussão, capoeira, cultura popular, entre outras atividades.
Mas a iniciativa não se resume a isso. Segundo o coordenador da Brigada, os/as jovens brigadistas também estão envolvidos em ações ambientais e artístico-culturais. “Junto aos monitores, eles/as realizam ações de limpeza de praia; estudam sobre espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho, para que saibam como preservá-las; participam de eventos culturais apresentando as diversas artes que aprendem durante o projeto como dança e capoeira; além de visitas a mostras culturais, entre outras ações”, relatou.
Um dos resultados desse trabalho é a Exposição “Coisas do mar pro rio e do rio pro mar”, onde estão sendo exibidos os registros fotográficos de ações ambientais promovidas pela Aquasis. As fotos expostas são de profissionais da ONG e de alguns jovens brigadistas e estão disponíveis até setembro no Pátio do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará, em Fortaleza.
Juaci explicou que a exposição é uma parceria entre a Aquasis e o CUCA com a proposta maior de abordar os problemas ambientais e realizar uma interfase entre os/as jovens brigadistas e o público, a fim de que haja um intercâmbio de ideias e conhecimentos.
Durante a abertura da exposição, uma parte dos/as jovens fez uma apresentação artístico-cultural: tocaram músicas que abordam a temática ambiental, fizeram uma brincadeira de ciranda e rodas de conversa. Tudo isso foi apresentado para um grupo de 50 professores do Cabo Verde que estavam visitando o Centro na data e para o público presente.
Anualmente, 20 jovens formam a turma integral da Brigada da Natureza. O projeto realiza um processo de seleção todos os anos com escolas parceiras para a escolha dos novos integrantes. O coordenador do projeto conta que “durante o primeiro semestre, preocupa-se com a formação, o conhecimento e as habilidades dos/as brigadistas. Já no segundo, o foco é despertá-los para a arte como as apresentações culturais, a música e a cultura popular”.
Conheça mais sobre o projeto no blog: www.projetobrigadanatureza.blogspot.com
Sobre a ONG Aquasis
A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em abril de 1994, com sede no município deCaucaia, estado do Ceará, cuja missão é “desenvolver ações e pesquisas para preservação da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais nonordeste do Brasil, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma sociedade sustentável”.

 http://correiodobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário