domingo, 16 de dezembro de 2012

Prospecções não se concretizaram

O mais próximo que o governo chegou de um estaleiro foi a negociação com uma fábrica de navios
Da tão almejada montadora, que há algum tempo vem sendo prospectada pelo governo do Ceará com diversos investidores ao redor do mundo, vingou uma planta de pequeno porte, e que conta com a participação do Estado como sócio: a TAC Motors, instalada em Sobral. O sonho de garantir por aqui uma grande indústria automobilística não foi realizado este ano pelo governador Cid Gomes, que continua na busca. Da mesma forma, um outro empreendimento que vem sendo tentado há alguns anos para o Ceará não se concretizou: um estaleiro. O mais próximo que se chegou foi a negociação com uma fábrica de navios de pesca, que ainda se aguarda. Em fevereiro passado, o governo estadual firmou parceria com a catarinense TAC Motors para a transferência da unidade fabril da montadora para o município de Sobral. De um investimento orçado em R$ 202 milhões, o Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), entrará com R$ 30 milhões para a fábrica que produzirá veículos do segmento off road. A expectativa era de que, até o fim deste ano, fossem fabricados 200 veículos, mas, até agora, nem o governo nem a empresa divulgaram a entrada no mercado dos primeiros veículos.


Estaleiro que estava previsto para ser instalado nas proximidades da Praia do Titanzinho foi para o complexo industrial de Suape, em Pernambuco, e deverá ser inaugurado em junho próximo foto NATINHO RODRIGUES

Quando anunciada a parceira com o governo, a TAC Motors informou que previa gerar 500 empregos diretos e 700 indiretos, volume bem inferior, por exemplo, ao que gerará a planta da Fiat, em instalação em Pernambuco. A unidade fabril orçada em R$ 4 bilhões empregará 7.372 pessoas só em sua construção, que começou a instalação de seu escritório de administração em Goiana no mês de setembro. E os vizinhos pernambucanos ainda garantiram, neste ano, outro empreendimento do tipo: a montadora de caminhões chinesa Shacman, que irá para o município de Caruaru, com investimento de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão).

Cid Gomes já realizou visitas à Ásia em busca de uma montadora de maior porte, mas nada avançou nesse sentido. Uma das fábricas que chegaram a ser prospectadas pelo governo decidiu, este ano, ir para a vizinha Bahia. A chinesa JAC Motors lançou, no mês passado, a pedra fundamental de sua fábrica que custará R$ 900 milhões, e que será instalada no município baiano de Camaçari, que já possui uma unidade fabril da Ford.

No momento, o governo, por intermédio da Adece, mantém conversas com investidores interessados em trazer montadoras ao Brasil, mas ainda não há nada de concreto.

STX Promar

Com cerca de 70% das obras concluídas, o estaleiro STX Promar deve ser inaugurado em junho, no complexo industrial de Suape, em Pernambuco. O empreendimento, inicialmente, previa localizar-se em Fortaleza. Em virtude da não aceitação do projeto por parte da Prefeitura, os investidores partiram para o Estado vizinho. Ficou a promessa de um novo empreendimento do tipo no litoral cearense, mas não houve avanço deste intento ao longo de 2012. O que chegou a ser anunciado foi o investimento espanhol da empresa Happy Peixe em um estaleiro de barcos de pesca no Ceará. Previsto para Paracuru, o projeto migrou para Caucaia, por demora nas negociações com aquele município. Contudo, ainda não houve nenhum avanço no projeto de instalação do estaleiro. Segundo uma fonte ligada ao governo, existe a possibilidade de o empreendimento acabar não indo para Caucaia. Diz-se que a área não é a ideal para o projeto e que também haveria, para sua viabilização, a necessidade de construção de um pequeno porto para as embarcações.

Camocim pode ser uma outra alternativa, agora que o governo tenta adquirir uma área para oferecer a um potencial investidor. O jornal tentou por dois dias, sem sucesso, contato com os empreendedores da empresa Happy Peixe. (SS) 

dn

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