quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sindsep realiza mobilização para manutenção de escola quilombola em Caucaia


No último dia 16 de abril, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia estiveram reunidos com o Conselho Escolar da Associação Quilombola do município, que é responsável pela EEIEF Maria Iracema do Nascimento Diferenciada Quilombola, localizada na Serra do Juá. O objetivo do encontro foi debater a situação do ensino diferenciado quilombola e indígena na cidade, adequado à política governamental de atenção às populações tradicionais e às Leis 10.639/03 e 11.645/08, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, ressaltando a importância da cultura negra e originárias locais na formação da sociedade brasileira.
 
"Nós acreditamos que o ensino quilombola deve ser respeitado e não desmontado", avalia Eliene Magalhães, diretora do Sindsep. O grupo fez o debate de que o modelo educacional discutido está respaldado na Constituição, na Lei de Diretrizes e Base da Educação.
 
Segundo o Conselho, a escola Maria Iracema do Nascimento já esta cadastrada no senso escolar desde 2012 como quilombola, pois está em uma área reconhecida como comunidade remanescente de quilombos. Lá, todas as turmas são multisseriadas, mas as aulas pararam desde o dia 15 de março de 2013, pois a estrada que dá acesso à comunidade está em péssimo estado de conservação e o poder público municipal não consegue solucionar o problema.
 
Entre os encaminhamentos do encontro, foi encaminhado uma discussão do caso junto à Secretaria de Educação e uma agenda de mobilização junto a comunidade será construída caso as negociações não avancem.
 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário