quarta-feira, 24 de abril de 2013

Taxa de desemprego diminui na Região Metropolitana de Fortaleza


Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada peloDepartamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) diminuiu em março de 2013 (8,5%) comparada à registrada no mesmo mês do ano passado (9,6%), menos 12 mil pessoas na situação de desemprego.
Indústria de transformação teve maior crescimento em número de vagas. Foto: Marilia Camelo 
Os dados são referentes à População Economicamente Ativa (PEA). Por setor de atividade, a Indústria de transformação foi a que demonstrou maior percentual de crescimento, 10,3% nos últimos doze meses.
Em contrapartida, quando levado em conta apenas a comparação dos meses de março e fevereiro de 2013, o número de pessoas ocupadas reduziu e a taxa de desemprego aumentou, pelo terceiro mês consecutivo, na RMF. Estima-se que 161 mil pessoas estejam na situação de desemprego, são 6 mil a mais do que no mês de fevereiro. O número é reflexo da redução da oferta de postos de trabalho no período, menos 28 mil segundo a pesquisa.
A PED constatou ainda que o número de ocupados em março deste ano foi de 1,644 milhão de pessoas na RMF. Destas, na comparação com o mês de fevereiro, houve uma menor participação na Indústria de transformação, no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas e na Construção comparado ao mês de fevereiro. Já no setor do trabalho doméstico constatou-se um aumentou de 2,6% no número de empregados no período mencionado, o equivalente a 3 mil pessoas. Este último pode ter sido motivado pela regulamentação da emenda constitucional do trabalho doméstico, que garante ao setor os mesmos direitos trabalhistas de outros segmentos.
As informações da PED na Região Metropolitana de Fortaleza, foram coletadas em aproximadamente 2.500 domicílios pertecentes à área urbana dos 13 municípios que compreendem a região: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajús, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante. A pesquisa também foi realizada nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário