sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Caucaia vive e apoia presença indígena em toda a sua dimensão





Centenas de pessoas unidas pelo ideal de
maior qualidade de vida para as etnias nativas 

O Dia do Índio Tapeba, celebrado no dia 3 de outubro com um desfile dos membros das várias comunidades desta etnia cearense pelas ruas do Centro do município de Caucaia, transformou-se em moção de solidariedade aos mais de 1.500 representantes dos vários povos nativos que se encontram acampados na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF, mobilizados pela APIB-Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Solidariedade contra a injustiça e pelos valores humanos




A ação dos indígenas, que vem recebendo cada vez mais o apoio da população em diversos locais do Brasil, ganhou em Caucaia as cores e vozes dos integrantes da etnia, que, após a Marcha Tapeba, dirigiram-se a uma reunião da Câmara Municipal, excepcionalmente realizada no auditório do Grêmio Recreativo de Caucaia.





Orgulho de uma raça nordestina


Lá, uma comissão Tapeba, junto ao coordenador regional da FUNAI, Paulo Barbosa, foi acolhida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Pessoa, que expressou todo o seu apoio à manifestação, bem como à demarcação da T.I. Tapeba, recentemente publicada no DOU-Diário Oficial da União.




Uma luta de gerações


Pessoa também afirmou que foi aprovada e sancionada, pelo prefeito Washington Góis, a lei que define o dia 3 de outubro como "Dia do Índio Tapeba", recomendando a inclusão da data no calendário de efemérides do município, a partir do projeto encaminhado pelos vereadores Samuel e Pastor Dalmásio.



A cdade parou para ver o índio cantar seus valores

"Vocês têm todo o apoio da Câmara Municipal de Caucaia", enfatizou o presidente Pessoa, que convidou a liderança Weibe Tapeba para utilizar a tribuna em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e, ainda, para retornar em outro momento, visando organizar uma homenagem aos indígenas e saber mais sobre a "nova demarcação do território do município de Caucaia".





União: expressão da pujança do Movimento Indígena

Participaram da Marcha pela Resistência Indígena em Caucaia também membros das etnias Tabajara de Poranga, Anacé de São Gonçalo do Amarante, Tapuya-Kariri de São Benedito, Potyguara de Crateús, Pitaguary de Maracanaú, Jenipapo-Kanindé de Aquiraz, Tremembé de Itarema, São José e Buriti e Itapipoca, e outros, além ainda de representantes do Movimento Crítica Radical, do CDPDH-Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim.





Reunião da Câmara Municipal de Caucaia: apoio
inconteste à manifestação Tapeba e à causa indígena

(texto e fotos: Marco Krichanã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário