sábado, 9 de agosto de 2014

Pecém

A movimentação de mercadorias e cargas através do Porto do Pecém registrou 4,9 milhões de toneladas (ton), nos primeiros sete meses de 2014, o que representa um crescimento de 79%, sobre as 2,73 milhões de toneladas movimentadas em igual período do ano passado. Do total transportado nos primeiros seis meses de deste ano, 3,9 milhões, o equivalente a 79,6%, foram referentes à importação e um milhão, ou 20,4% de exportações. Da carga total, quatro milhões de toneladas foram movimentadas no transporte de longo curso e 816 mil toneladas na cabotagem, ou seja, foram transportadas entre os portos brasileiros. O maior destaque no período foram os granéis sólidos, com movimentação de dois milhões de ton. , representando um incremento de 238%. Em seguida, vieram contêineres e granéis líquidos, com um milhão de t cada setor e carga solta, com 718 mil toneladas transportadas.
Comércio exterior
Os produtos mais exportados no longo curso foram combustíveis minerais (276 mil ton), minérios (171 mil) e frutas (23 mil). Nas importações, os combustíveis minerais contribuíram com 1,9 milhão de toneladas, os produtos siderúrgicos com 582 mil ton e cimento, com 375 mil ton. Nas exportações por cabotagem, os principais produtos movimentados foram os combustíveis minerais com 110 mil, o cimento, com 63 mil e as máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 34 mil ton. Nas importações, as principais movimentações foram de combustíveis minerais (149 mil ton.), produtos siderúrgicos (71 mil ton.) e cereais (34 mil ton.).
Frutas e cimento
A movimentação de frutas contribuiu com 20 mil toneladas do volume de cargas do porto, no primeiro semestre, sendo 12 mil t de melão, seis mil t de castanha de caju e duas mil t de amêndoas. Holanda e Grã Bretanha receberam, cada um, 25% do total de frutas exportadas. A Espanha importou 23% e a Itália, seis por cento. O terminal do Pecém continua liderando a importação de cimento não pulverizado (clinker), com participação de 37%, entre os portos brasileiros.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário