sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Porto do Pecém - Obras da segunda expansão do TMUT continuam

As obras da segunda fase de expansão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortaleza, avançam com a execução dos serviços de alargamento do quebra-mar e a implantação de três novos berços, que terão cerca de 300 metros cada um. Será feita em seguida uma nova ponte, com 1.560 metros. O quebra-mar, que será alargado em cerca de mil metros, receberá pavimentação a fim de permitir o melhor trânsito de veículos sobre a sua estrutura. A previsão é de que a obra fique pronta em 2016. O investimento é de R$ 568,7 milhões. Cerca de 300 operários trabalham na obra.

Quando finalizados os novos berços, o Porto do Pecém passará a contar com nove berços de atracação, adequando-se assim à crescente expansão da sua movimentação de cargas, proporcionadas pela implantação de grandes empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a refinaria Premium II, da Petrobras.

Os recursos são oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras de expansão, licitadas pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) estão sendo executadas por consórcio formado pelas construtoras Marquise, Queiroz Galvão e Ivai.


Nova ampliação

A Seinfra autorizou, em outubro do ano passado, os estudos para uma nova ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O trabalho está sendo realizado pelo consórcio formado pelas empresas Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos. Os serviços estão relacionados às obras de adequação à nova expansão das infraestruturas aquaviária e portuárias do Terminal, de forma a prepará-lo para a implantação da superestrutura que viabilizará as operações com petróleo e derivados líquidos e outras cargas do gênero, advindos com a implantação da refinaria da Petrobras, em fase de planejamento. Os estudos custarão R$ 4,8 milhões e devem estar prontos em meados de março desse ano.


09.01.2014

Assessoria de Imprensa da Seinfra
Marco da Escóssia ( comunicacao@seinfra.ce.gov.br / 85 3101.9117)

Nenhum comentário:

Postar um comentário