quarta-feira, 18 de março de 2015

Agenda Ambiental na Administração Pública





A administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, os objetivos econômicos, inserindo componentes sociais e ambientais. Diante dessa necessidade as instituições públicas têm sido motivadas a implementar iniciativas específicas e desenvolver programas e projetos que promovam a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público.
 

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) estimula instituições públicas a implantarem a ?Coleta Seletiva. A medida busca construir uma cultura institucional na gestão de resíduos.  Os lixos, quando separados adequadamente, podem produzir riquezas na forma de energia e produtos recicláveis. O resultado é uma enorme economia no que se refere à extração de matéria-prima.
 
A oportunidade de separar o lixo propicia que seja feita uma análise profunda do quanto é consumido, o que se costuma desperdiçar, e a real necessidade de adquirir ou não determinado produto. Além disso, tal exercício pode permitir que, todos tenham uma noção mais abrangente do que é descartado no dia a dia e o que deve ser reaproveitado antes de ser encaminhado à reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário