quinta-feira, 12 de março de 2015

Caucaia intensifica campanha de vacinação contra o sarampo




Os Agentes Comunitários de Saúde de Caucaia estão realizando ações de panfletagem e sensibilização, em vários locais da cidade, para lembrar os pais e familiares da importância da vacinação contra o sarampo. A Estação Ferroviária de Caucaia é um dos lugares estratégicos das visitas por conta do grande fluxo de passageiros.
Um surto de sarampo preocupa o Ceará. Desde 1999 nenhum caso era registrado no Estado, mas no final de dezembro de 2013 um caso foi confirmado, em Fortaleza. De lá para cá foram registrados 730 casos até fevereiro de 2015. Desse total, 31 aconteceu em Caucaia, além de 20 suspeitos. Caucaia é o segundo município com maior número de ocorrência. Primeiro é Fortaleza.
Sarampo é uma doença viral, altamente transmissível, que pode matar. A transmissão pode se feita através da fala, respiração e tosse. Os sintomas são: febre acima de 38,5, manchas vermelhas por todo o corpo, que pode vir acompanhada de tosse, conjuntivite, coriza e manchas brancas na parte interna na boca. A vacina é a única maneira de prevenir o sarampo e se proteger do surto da doença que preocupa todo o Estado do Ceará.
A Secretaria de Saúde recomenda que a pessoa com até 29 anos de idade e não tem certeza se já tomou a vacina ou teve sarampo deve se imunizar. O alvo principal da campanha eram as crianças de seis meses a cinco anos, mas, a quantidade de adultos que podem pegar a doença é maior e, são eles que menos procuram os postos de saúde para tomar a vacina.
A vacinação contra o sarampo está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Crianças de 6 meses já podem ser vacinadas. Adultos até 29 também estão aptos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário