sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

22 detentos recebem certificados de alfabetização em Caucaia

Depois de dez meses de aulas, 22 internos da Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal e da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, em Caucaia (Grande Fortaleza), receberam os certificados de alfabetização do Mova-Brasil, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). O Mova-Brasil é uma iniciativa do Instituto Paulo Freire (IPF), da Petrobras e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
A professora Maria Giselia Lopes Maciel começou a entrega dos certificados com uma homenagem a um dos alunos. “Alguém aqui me disse no primeiro dia de aula que tinha o sonho de escrever o próprio nome. Quero que essa pessoa que me disse isso venha até aqui”, exclamou. O aluno Carlos Alberto da Silva Braga, 37, foi até a professora e assinou o nome diante de todos.
Em seguida, ele revelou a importância que é ser alfabetizado após seis anos dentro de uma unidade prisional. “Tive esse sonho e a vontade de acreditar nele. Ela (professora) ensinou a cada um de nós. Me dedicava a outras coisas do trabalho e nunca fui atrás de aprender”, disse. “Quando cheguei na prisão vim para a ala dos irmãos (evangélicos) e fui vendo que havia a possibilidade de mudar. Hoje, trabalho na fábrica de bolas da Sejus e também quero ter uma oportunidade assim quando sair”, relatou.
Segundo o secretário da Justiça, Hélio Leitão, a Sejus tem investido de maneira forte na Educação, como uma das prioridades da gestão. Ele citou que houve um aumento de 45% na aprovação dos internos na última edição do Sisu e do Prouni. Foram 11 aprovados no Sisu e 11 no Prouni, mais cinco que ficaram na segunda chamada. “A ideia é estender o projeto para as demais unidades prisionais. A Secretaria da Educação vai garantir que continue aqui nas duas unidades, com 80 alunos”, citou.
 
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário