terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ceará prospecta empresas de rochas para ZPE

Empresas brasileiras e internacionais exportadoras de rochas ornamentais negociam instalação na Zona de Processamento de Exportação do Estado (ZPE Ceará), no município de São Gonçalo do Amarante, a 56 quilômetros de Fortaleza.

A prospecção de negócios está sendo realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Para isso, setor público e privado participam da 41ª Feira Internacional de Mármore e Granito Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin America, que acontece de hoje até a próxima sexta-feira em Vitória, no Espírito Santo.

Como a feira conta com cerca de 450 compradores, do Brasil e de países como Estados Unidos e Canadá, além de novos mercados, como América Latina e América Central, os setores público e industrial apresentarão vantagens da ZPE para atrair empresas para se instalarem no Ceará.

Por enquanto, segundo O POVO apurou, a previsão é de que as duas maiores empresas cearenses de pedras ornamentais se instalem na ZPE: Granos – Granitos S/A; e Imarf – Limestones e Granitos. Ambas foram procuradas, mas não confirmaram a informação.

Em relação à feira, Carlos Rubens Araújo, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (Simagran-CE), prevê que devem ser iniciados pelo menos dez protocolos de intenções de instalações de empresas exportadoras de rochas ornamentais na ZPE. “A Zona, hoje, é o único instrumento de politica industrial de exportação do Brasil e isso atrai os investidores”, explica.

Também presente no evento, Antonio Balhmann, assessor de Assuntos Internacionais do Estado, acrescenta que empresas do Espírito Santo estão interessadas na ZPE. “A Zona é um instrumento de auxilio à exportação muito interessante para o estado. A estratégia do Governo, juntamente com a Fiec, é de atrair as empresas exportadoras brasileiras e também europeias, como italianas e espanholas”, diz.

Segundo o assessor, os protocolos de intenções de instalação somente serão lançados juntos. Porém, ele não informa datas nem números de empresas em prospecções para a ZPE. Ele, juntamente com Roberto de Castro, diretor comercial da ZPE, é o responsável por apresentar as vantagens da Zona a investidores.

Entreposto
 
Para estimular a cadeia produtiva do setor, conforme O POVO publicou em maio de 2015, o Ceará terá um centro de serviços de rochas ornamentais. O Governo cedeu 30 hectares de terreno à implantação do equipamento, no município de Caucaia.
Será um centro de excelência. Vai atender a demanda das mais de 200 empresas do Estado. O entreposto funcionará como um vitrine para compradores nacionais e internacionais.
 
Isso porque grande parte da pauta de exportação de granito beneficiado de outros estados tem sua produção originada no Ceará. Balhmann frisa que, apesar do centro ser uma pauta diferente da de exportação, toda a cadeia de pedras ornamentais é estimulada com a vida de empresas exportadoras para o Ceará. “Daria um grande apoio comercial às pedras do Ceará. Mas a localização do Centro ainda não foi definida. Pode ser que seja no Pecém”, afirma.
 

NÚMEROS
 
20
milhões de dólares foi o volume de exportação do Ceará em pedras, em 2015
 
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário