segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Haddad tem maioria de votos em todos os estados do Nordeste e dois do Norte

Fernando Haddad (PT ) teve votação superior ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, em todos os nove estados do Nordeste. A região também elegeu quatro governadores petistas – Fátima Bezerra (RN), no segundo turno, Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e Rui Costa (BA), no o primeiro turno. No Pará e Tocantins, Haddad também obteve a maioria dos votos. O candidato do PSL venceu em 15 estados e ainda no Distrito Federal.
Percentualmente, o Piauí deu a votação mais expressiva a Haddad, com 77,05% do total dos votos válidos. Em números absolutos, a Bahia deu o maior número de votos ao petista, com mais de 5,4 milhões, ante pouco mais de 2 milhões a Bolsonaro. No Ceará, Haddad obteve 71,10%, cerca de 3,4 milhões de votos. No primeiro turno, ele havia sido o segundo candidato mais votado do Estado, com 1.616,494 (33,12%), ficando atrás de Ciro Gomes (PDT), com 1.998.597 (40,95%).
Santa Catarina, que elegeu como governador o comandante Moisés, também do PSL, foi o Estado brasileiro que percentualmente deu a maior diferença para Jair Bolsonaro. Lá ele obteve 75,96% ou 2.966.242 votos. Mas foi São Paulo, o maior colégio eleitoral do País que fez a maior diferença numérica para o capitão da reserva, garantindo a ele 15.305.786 votos (67,97%).

SíLVIA BESSA

Um comentário:

  1. Vitoria da direita governista em um partido centro esquerda.Somos 44% da população que acordamos com o sentimento de que a classe mais pobre será novamente prejudicada e a prova disso é a região nordeste,felizmente a esperanca está nas mãos dos governadores como o bom trabalho do Camilo Santana.

    ResponderExcluir