terça-feira, 2 de abril de 2024

SSPDS apresenta detalhes da prisão de 31 torcedores suspeitos de briga em Caucaia

 Após uma articulação entre o Governo do Ceará, por meio da SSPDS e a Secretaria dos Esportes, com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Ministério Público do Ceará (MPCE), uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na prisão de 31 torcedores suspeitos de briga no último sábado, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará, e na apreensão de artefatos explosivos no bairro Cidade dos Funcionários (AIS 7), em Fortaleza, no último sábado (30). Detalhes das operações foram divulgados, na tarde desta segunda-feira (01), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

O trabalho policial aconteceu três dias após uma reunião, promovida pela SSPDS, com órgãos judiciários para o alinhamento de ações voltadas para garantir e reforçar a segurança nos estádios e em eventos esportivos na Capital. A articulação entre o Governo do Ceará, por meio da SSPDS e Secretaria dos Esportes (Sesporte); com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por intermédio do Juizado do Torcedor; e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), ocorreu na última quarta-feira (27), no auditório da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp/CE), no bairro Aeroporto, em Fortaleza.

Durante a coletiva, nesta segunda-feira (01), o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Delegado Filardi, ressaltou a importância do alinhamento entre todos os órgãos antes do evento esportivo, que resultou na captura de todos os suspeitos. “Essa ação, ela decorre de reuniões prévias ao dia do jogo, feitas tanto pela Secretaria de Segurança Pública com as vinculadas, bem como com a Secretaria de Esporte do Estado, Ministério Público do Estado do Ceará e o Poder Judiciário. Isso mostra a importância das ações de inteligência que trazem a efetividade na ação policial com a antecipação do resultado, ou seja, esses indivíduos foram presos antes de chegar até o estádio, então isso mostra a importância que evitou-se danos maiores em relação à segurança e à paz no jogo de futebol”, pontuou o secretário executivo.

Em Caucaia, a Polícia Militar recebeu uma denúncia, encaminhada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), sobre um conflito entre torcedores no bairro Potira. No local, a situação foi constatada. Dois homens foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares. Outras pessoas foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram escutados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Ao todo, 31 homens foram presos, sendo que seis, com idades entre 24 e 29 anos, tinham antecedentes por crimes variados como lesão corporal dolosa, roubo, furto e posse de drogas. Três adolescentes foram conduzidos, prestaram depoimento e foram entregues aos responsáveis.

“As ações da Segurança Pública, com relação às praças desportivas, nós estamos a cada dia procurando cada vez mais integração. E essa integração gera esse resultado positivo para a sociedade cearense como um todo e principalmente para as pessoas que se deslocam de suas casas para torcer para o seu time do coração. Através do trabalho de inteligência, através da Ciops, chegou esse chamado e o Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Caucaia foi atender a uma ocorrência de tumulto, identificou todos os envolvidos e conduziu os suspeitos para a delegacia plantonista da Polícia Civil em Caucaia”, destacou o comandante da Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da PMCE, coronel Kilderlan Nascimento.

Artefatos apreendidos 

Em Fortaleza, cerca de 15 artefatos explosivos foram apreendidos pela PMCE, no bairro Cidade dos Funcionários, também no último sábado. Com apoio do esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/PMCE), eles foram destruídos.

Integração

Os trabalhos acontecem na semana em que a SSPDS promoveu, por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), uma reunião para o alinhamento de ações voltadas para garantir e reforçar a segurança nos estádios e em eventos esportivos na Capital. 

Dentre as pautas debatidas na reunião, está a nova Lei Geral do Esporte, que foi instituída em junho do ano passado. Em especial, os artigos que tratam do direito à segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos, sendo antes, durante e após a realização. 


https://www.policiacivil.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário