domingo, 25 de maio de 2014

Expedição VEJA está em Caucaia (CE), que integra o complexo portuário de Pecém. Cidade exporta geradores eólicos para a Alemanha

Porto de Pecém, no Ceará, impulsionou exportações de Caucaia.
Porto de Pecém, no Ceará, impulsionou exportações de Caucaia. (Divulgação/Prefeitura de Ipueiras (CE))
O ônibus da Expedição VEJA chegou a Caucaia (CE) no início da noite desta sexta-feira. A cidade fica a 40 quilômetros de São Gonçalo do Amarante (CE), o nosso destino deste sábado. Além de atrair turistas com suas dunas de areias claras, Caucaia tem vocação industrial: a cidade integra o complexo portuário de Pecém, que tem atraído companhias de grande porte para essa região do país.
Nos últimos dez anos, as ceras naturais deixaram de ser o principal produto de exportação de Caucaia e cederam espaço para peças de geradores eólicos. A alemã Wobben produz aqui parte de suas peças que são usadas na Europa – a própria Alemanha é o principal destino das exportações. No ano passado, esse comércio gerou 37,8 milhões de reais.
Caucaia também recebeu recentemente outra fábrica de geradores eólicos, da também alemã Fuhrländer. Neste caso, o foco é o mercado brasileiro. O Ceará foi pioneiro na instalação de usinas eólicas; o parque de vinte usinas continua em expansão.
http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário