domingo, 11 de maio de 2014

Inscrições do Enem 2014 tem início nesta segunda-feira em todo Brasil

Milhões de estudantes em todo o Brasil interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014, poderão nas próximas horas acessar o endereço eletrônico do INEP para realizar sua inscrição no Exame. O prazo para se cadastrar começa nesta segunda-feira (12/05) e prosseguem até o dia 23/05. As provas têm datas confirmadas para os dias 8 e 9 de novembro.
Criado pelo Governo Federal em 1998, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Enem, ao longo de seus dezessete anos de existência, deixou de ser apenas um simples objeto avaliador estudantil e se tornou o principal mecanismo de acesso ao ensino superior do Brasil.
Ao todo atualmente 115 instituições de ensino (Universidades e Institutos Federais) utilizam o SiSu – Sistema de Seleção Unificada como forma de processo seletivo, que por sua vez utiliza as notas obtidas pelo estudante no Exame criado em 1998, substituindo assim o antigo Vestibular. Entre as instituições renomadas que utilizam as notas do Enem podemos citar a UFMG, UFRJ, UnB, UFF, dentre outras.
Outras iniciativas do Governo Federal como o Programa Universidade para Todos – ProUni e o Fundo de Financiamento Estudantil trabalham em conjunto com o Enem, seja utilizando as notas do Exame ou exigindo a participação do candidato para poder solicitar benefícios. As notas do Enem 2014 também podem ser utilizadas por aquelas pessoas que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Inscrições do Enem 2014

As inscrições são realizadas exclusivamente através da Internet através do endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
O período para se inscrever no Enem 2014 se encerra ainda este mês, no dia 23/05, sexta-feira. Os candidatos terão até o dia 28 de maio para pagarem a taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Estudantes de escolas públicas ou que sejam de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar a taxa.
Para se inscrever é necessário ter em mãos os números do CPF e RG, nome e endereço completo. Além disso, o sistema exige alguns dados socioeconômicos, informações sobre o histórico escolar e detalhes do grupo familiar. Durante o registro será gerado o número de inscrição do Enem 2014, que junto com senha que o estudante irá criar, será usado em todos os processos que envolvem o Exame.
No ato da inscrição para o Enem 2014, os candidatos deverão informar a necessidade de atendimento especial, como provas após o pôr-do-sol para estudantes sabatistas, provas com letra em tamanho maior, locais de prova com acesso a deficientes e salas especiais para lactantes.
É da responsabilidade do candidato acompanhar e verificar se sua inscrição foi concluída com sucesso. Nos casos dos estudantes que não forem isentos do pagamento da taxa de inscrição, devem acompanhar todo o processo até a confirmação do pagamento. Informações como o número de inscrição e a senha cadastrada no site do Enem, devem ser guardadas pelo candidato, pois serão solicitadas futuramente para conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2014 e para aqueles que desejarem se inscrever no SiSu ou para consultar o resultado final do Exame.
Acompanhe novas informações a todo momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário