sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza terão direito a Bilhete Único

A Assembleia Legislativa aprovou, nessa quinta-feira (17), o Projeto de Lei 109/15, do Governo do Estado do Ceará, que institui o Bilhete Único Metropolitano no sistema de transporte público coletivo intermunicipal. A ferramenta, que entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2016, beneficiará cerca 2.827.000 passageiros que, por mês, saem da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em direção à Capital, e vice-versa.
Por meio do Bilhete Único, os usuários do transporte público intermunicipal poderão fazer integração com o transporte urbano de Fortaleza, pagando apenas uma passagem - denominada Tarifa Metropolitana Integrada - no tempo de até três horas. Uma vez realizada essa integração, prevalecerão as regras do Bilhete Único do sistema urbano da Capital.
Os beneficiários terão direito a realizar duas integrações por dia, no máximo, com o intervalo mínimo entre elas não podendo ser inferior a uma hora. O valor da Tarifa Metropolitana Integrada será menor que a soma das duas passagens: a tarifa metropolitana atual com a taxa de Fortaleza. O governador Camilo Santana regulamentará o funcionamento do Bilhete Único Metropolitano, por meio de decreto, no próximo mês, de acordo com informações da Secretaria das Cidades. Somente então serão revelados mais detalhes acerca do funcionamento do novo sistema de cobrança.
Para o governo, a ferramenta significará uma transferência de renda para a população usuária do transporte público, além da melhora no acesso a serviços, oportunidades de trabalho e lazer para os que vivem na Região Metropolitana de Fortaleza.
A falta de integração entre as tarifas é um gargalo antigo para quem se desloca entre Fortaleza e os demais 14 municípios. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Serviço Metropolitano de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros da RMF possui 75 linhas regulares, sendo que oito delas não adentram a Capital.
Para a estudante universitária Aline Florêncio, 22, que diariamente se desloca entre Caucaia e Fortaleza pegando dois ônibus em cada trecho, o Bilhete Único será um grande alento. "Vai facilitar bastante a minha vida porque eu ainda tenho que levar todos os dia duas carteirinhas, uma para utilizar nos ônibus de Fortaleza e uma para usar nos de Caucaia. O valor que gasto diariamente também diminuirá muito e acho que a redução pode chegar à metade. Eu pago meia e para quem paga inteira vai ser ainda melhor", diz.

O estabelecimento do Bilhete Único Intermunicipal é uma das promessas de campanha do governador Camilo Santana. A mensagem recebeu parecer favorável na em uma votação unânime pelos deputados estaduais, com a inserção de algumas emendas.

Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário