sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Grandes Marcas: Desafios e Conquistas da Empresa Vitória

Por Fortalbus
Os   anos   2000,   começaram   com   algumas   incertezas,   foi   a   época   em   que   os transportes   alternativos   começaram   a   rodar   em   Fortaleza   e   região   metropolitana, fazendo com que muitos passageiros até então cativos, migrassem para este tipo de transporte. Bairros como o Araturí, tinham todo o tipo de veículos fazendo o transporte, Chevette, Kombi, Monza, Besta Topic e Gol, haviam dias onde foram registrados 88 veículos fazendo o transporte só para este bairro.  Em 2002, a Empresa comprou alguns micro-ônibus para rodarem na linha Planalto, em busca de redução de custo, foram eles, 492 ao 497.
O setor de planejamento operacional foi revitalizado e, a partir de 2006 houve uma otimização da frota e dos horários, fazendo com que a Empresa voltasse a crescer novamente.

Em junho de 2011, a sede da Empresa passou para a Avenida Dom Almeida Lustosa, no Bairro Parque Albano em Caucaia, contando uma área física de 56 mil metros quadrados. A Garagem   tem   além   da   área   administrativa,   manutenção,   local de lavagem dos ônibus, abastecimento, estacionamento para funcionários, pátio e até horta medicinal.
Com 60 anos de serviços prestados à população caucaiense, a Empresa conta hoje com uma frota de 236 veículos, com idade média de 3,73 anos, sendo 148 na frota metropolitana, 62 na frota urbana e 26 no fretamento. Por conta da proximidade entre as Cidades de Caucaia e Fortaleza, a demanda se concentra em horários de pico da manhã e da tarde.

A   Vitória,   sempre   sensível   às   questões   ambientais,   vem   ao   longo   dos   anos desenvolvendo   ações   que   visam   à   educação   ambiental   à   prática   de   técnicas   e utilização de equipamentos que  possibilitam a preservação do meio ambiente e a melhoria   na   qualidade   de   vida   dos   Colaboradores   e   da   comunidade.   As   ações prioritárias dentro da Política Ambiental da Empresa visam:
-A preservação dos recursos naturais;

-O respeito à Legislação Ambiental;

-Operar a frota de ônibus com emissões dentro do padrão Semace;

-A redução do desperdício de matéria-prima;

-O desenvolvimento e a participação em projetos ambientais para comunidade

- Devido as políticas ambientais adotadas, a Empresa passou a ser reconhecida e premiada por diversos órgãos, dois prêmios merecem destaque, são eles:
- 2º lugar no Prêmio Nacional em Economia de Diesel promovido pelo COMPET e IDAQ.

- 11  vezes  vencedora   do  prêmio   de   Melhoria  da   Qualidade   do  Ar,  promovido  pela CEPIMAR.

- A Empresa criou diversos programas voltados para a melhoria da qualidade de vida do colaborador, vamos destacar alguns:

- Programa Bem viver: Que é voltado para colaboradores que se encaixam entre os hipertensos, obesos e diabéticos, com consultas e exames específicos bem com o orientação nutricional.
- Osteopatia: focado na conscientização sobre a postura correta no trabalho e no cotidiano para evitar dores na coluna, com manipulações manuais e exercícios de
alinhamento e alongamento da coluna.

- Ginástica Laboral: Profissionais fazem visita itinerante nos setores, para promover além de saúde, a melhoria das relações interpessoais e fortalecimento de equipe.

- Saber viver: Voltado para os colaboradores que estão em idade de aposentadoria,preparando-os para esta nova fase da vida.

A Empresa desenvolve algumas campanhas junto aos colaboradores, como o ‘Atitude por um sorriso”, que é realizado nos meses de outubro, onde o colaborador que participa   do   Grupo   de   Voluntários   leva   a   uma   instituição   carente   do   Município, brinquedos e uma festa para levar alegria as crianças. O mesmo é feito na época do Natal em dezembro, na campanha “Por um Natal Melhor”. Semestralmente é realizada a  doação  de  sangue  junto   ao  Hemoce,   onde   desperta  a  consciência  cidadã  dos colaboradores e da comunidade.
Outros programas são desenvolvidos como; Criança no mundo da Vitória, Respirando Ar puro, Grupo de conscientização e arte, Arrecadação de tampinhas de plástico para o Lar Torres de Melo, Campanha Acidente Zero, Grupo de monitores, Programa de Avaliação do colaborador além de reuniões mensais junto as linhas da Empresa.

Para muitos admiradores de ônibus, a Empresa Vitória é sem dúvidas, exemplo para as   demais   empresas   do   segmento,   nós   que   fazemos   a   Equipe   Fortalbus, parabenizamos a Empresa pelos 60 anos de atividades, desde já, estamos na torcida para que a mesma permaneça como referência na qualidade dos serviços prestados a população,   agradecemos   confiança  e   a   parceria   depositada  nestes   sete   anos   de encontros realizados, onde as pessoas que gostam e admiram a Empresa possam conhecê-la por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário