Foi apresentado, na sessão plenária desta quarta feira (11), um projeto de indicação de autoria do deputado estadual, Antônio Granja, para a criação da Delegacia da Mulher, em Limoeiro do Norte. O projeto reforça o requerimento enviado ao governador Camilo Santana e à Secretária de Segurança Pública, na última semana, pelo parlamentar.
“Nos dois primeiros meses de pandemia, houve um aumento de feminicídio no Brasil. O Ceará é o segundo estado brasileiro com a maior taxa de homicídios de meninas e mulheres. Foram 329 homicídios de vítimas do sexo feminino em 2020. Diante desse quadro é de extrema necessidade a implantação de mais delegacias com atendimento especializado para mulheres,” defende Antônio Granja. Este é o terceiro projeto de indicação para criação de Delegacias da Mulher, de autoria do deputado. O equipamento também foi solicitado para os municípios de Itapipoca e Morada Nova.
“Temos somente 10 delegacias especializadas de atendimento às mulheres no Ceará. Nas cidades onde não há esses serviços, as mulheres que sofrem violência têm de recorrer a uma delegacia comum na própria localidade ou devem se deslocar para outros municípios se quiserem registrar casos de violência.” conclui o deputado.
O projeto segue para análise das Comissões Técnicas da Assembleia, para depois ser levado para votação no Plenário 13 de Maio.
Saiba mais:
Atualmente apenas Fortaleza, Pacatuba, Caucaia, Maracanaú,
Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Quixadá e Sobral, contam com delegacias de defesa da mulher. Além disso, o Senado Federal aprovou em março, o Projeto de Lei 781/2020, que trata da criação ininterrupta de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher nos municípios mais populosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário