quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Cimento Apodi e SESI Ceará realizam formatura de 52 alunos do Projeto “Construindo o Saber”

 

As turmas 2021 de Ensino Fundamental e Médio iniciaram as aulas de forma virtual em outubro/2020 e são formadas por colaboradores da Cimento Apodi e moradores de Quixeré/CE.

 

“Não existe transformação sem aprendizagem e conhecimento. E vocês provaram isso e são vitoriosos ao conseguirem concluir seus estudos. Meu desejo é que vocês não parem e continuem na busca dos seus objetivos”. O recado do vice-presidente da Cimento Apodi, Roberto Castelani, saudou os 52 concludentes das turmas de ensino fundamental e médio 2021 do Projeto “Construindo o Saber” durante a cerimônia online de conclusão realizada no dia 11 de novembro, reunindo alunos e equipes técnicas da Apodi e do SESI Ceará, apoiadora do projeto.

O projeto oferta o “Nova EJA EAD”, com aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para funcionários, dependentes e comunidades interessadas do entorno da unidade da fábrica da cimenteira localizada em Quixeré/CE, a 212 km de Fortaleza.

As aulas das turmas de ensino fundamental foram realizadas às segundas e quartas, enquanto a de ensino médio às quintas e sextas-feiras via plataforma do Google Meet, no horário das 19h. Dos 52 alunos concludentes, 17 são colaboradores da cimenteira e 35 moradores do município. A média de idade dos participantes é em torno dos 30/40 anos, incluindo tanto homens quanto mulheres.

O aluno e colaborador da Cimento Apodi, César Pinheiro, conseguiu concluir os estudos do ensino fundamental e médio pelo projeto. “Estou muito satisfeito por ter chegado até aqui e receber o diploma do segundo grau. Já estou na considerada ‘terceira idade’, mas não desisti, mesmo quando as aulas se tornaram online. Agradeço muito a colaboração de todos, tanto dos colegas, professores, como da empresa, que acreditou no nosso potencial”, disse.

 

HistóricoIniciado em 2018, o Projeto “Construindo o Saber” já realizou seis turmas até 2021 em Quixeré/CE, sendo três de ensino médio e duas de ensino fundamental, com 255 participantes. Desse número, 70% dos alunos conseguiram concluir os estudos e se diplomar, de acordo com a gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade, Gisele Sestren.

 

Metodologia SESIO “Nova EJA EAD” dá a oportunidade que trabalhadores da indústria possam concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), sem nenhum custo, podendo dar prosseguimento à sua vida acadêmica, pleiteando uma formação técnica, ou quem sabe uma graduação, ou até conquistando novos cargos na empresa em que trabalha, além de melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI possui metodologia exclusiva, pois realiza a identificação, reconhecimento e certificação das competências e habilidades que o cidadão desenvolveu ao longo da sua vida, seja na escola, no trabalho ou na vida social, aproveitando aquilo que ele já traz, reduzindo o tempo de curso.

Na primeira etapa, chamada de Reconhecimento de Saberes (RDS) o SESI levantará, por meio de intervenções pedagógicas e preenchimento de instrumentais, o conjunto de competências e habilidades que o aluno já possui, para a partir daí, identificar as que precisarão ser trabalhadas na etapa seguinte.

No segundo momento, chamado Nova EJA EAD, o SESI elaborará um cronograma de estudos, organizado por área do conhecimento, onde o aluno desenvolverá os conhecimentos necessários para a sua certificação. O tempo de estudos dependerá do que o aluno deixou de apresentar na etapa de RDS, podendo variar entre 2 meses e 1 ano e meio.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário