A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizou, na manhã desta sexta, 19 de novembro, uma palestra em alusão à campanha do Novembro Azul. O médico convidado, Dr. Luciano Filho, alertou para a importância do autocuidado dos homens e ações que podem levar ao diagnóstico precoce e mais possibilidades de cura do câncer de próstata.
Segundo o profissional, o exame do toque ou PSA (antígeno prostático específico) são fundamentais para pessoas do sexo masculino com idade acima dos 50 anos. O médico também especificou que a população que se encontra no grupo de risco (que tenham parentes que desenvolveram a doença antes dos 60 anos ou negros) devem começar a realizar os exames a partir dos 45 anos.
O exame de toque retal identifica o tamanho, a forma e a textura da próstata e pode detectar a presença de nódulos. Para Luciano Filho, o machismo interfere e pode aumentar os números de pessoas com a doença e com diagnostico tardio. Por isso é de fundamental importância divulgar informações acerca do processo e exames disponíveis.
Fique atento aos sintomas:
Micção frequente.
Fluxo urinário fraco ou interrompido.
Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
Sangue na urina ou no sêmen.
Disfunção erétil.
Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Cuide da sua saúde. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário