Com cerca de 30 quilômetros de litoral, além de uma extensa faixa de dunas naturais, que vai do Parnamirim até a divisa com o município de São Gonçalo do Amarante, uma das atribuições da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) é fiscalizar o trânsito também deste espaço de belezas naturais. Para isso, desde o último dia 13 deste mês, o órgão deu início a um treinamento de direção off road para cerca de 60 agentes de trânsito do município. O objetivo é capacitar os profissionais a fim de que possam melhor desenvolver as atividades de fiscalização na região do litoral e também do Parque de Dunas.
De acordo com Patrícia Mota, coordenadora de educação de trânsito, muitos desses agentes já têm experiência com esse tipo de procedimento. O treinamento vem para ampliar e aprofundar esse conhecimento. "Com a aproximação da alta estação, quando a demanda de denúncias de trânsito irregular em áreas de dunas aumenta, nós, da Educação de Trânsito, achamos importante aperfeiçoarmos os nossos agentes em relação aos procedimentos de fiscalização em área de litoral e dunas. A capacitação acontece de forma escalonada, para que todos os agentes possam ser treinados", disse.
Tipo de terreno, características do veículo, preservação ambiental, noções básicas de direção off road, são alguns dos pontos explorados tanto nas aulas teóricas quanto práticas, que são realizadas no Parque de Dunas do Cumbuco e também próximo ao Cauípe.
Ítalo Mendonça é agente de trânsito da AMT com experiência de mais de nove anos em direção off road. Ele elenca os objetivos do treinamento, esclarecendo quem pode trafegar em dunas, e em quais situações. "Nosso objetivo é proteger o patrimônio da AMT, dando mais capacitação ao agente de trânsito, proteger o próprio agente de trânsito que dirige em situação de risco e também a população. Só tem permissão para trafegar nas dunas os bugueiros credenciados e o veículo de fiscalização. A AMT faz um trabalho de fiscalização nas dunas, evitando que pessoas que não tenham conhecimento do percurso e do risco transitem nelas, e dando livre tráfego para os bugueiros", disse.
A capacitação segue até fevereiro, quando todos os agentes da AMT devem ser beneficiados com o treinamento.
Saiba mais
Trafegar com veículo não autorizado tanto na faixa de praia quanto nas dunas caracteriza infração de trânsito descrita no artigo 187 da legislação: "Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela Autoridade competente, para todos os veículos - rodízio", com registro de 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário