O consórcio vencedor das obras esperava a autorização dos serviços desde janeiro do ano passado
Depois de quase dois anos de espera, o Ibama liberou, enfim, as obras da segunda fase de ampliação do Porto do Pecém, orçadas em R$ 568,7 milhões. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi notificada ao final da tarde de ontem, através de ofício enviado pelo órgão licenciador, da autorização para as intervenções marítimas.
Expansão do terminal portuário visa dotá-lo de infraestrutura necessária para a movimentação de cargas de alguns dos principais projetos estruturantes no Estado: siderúrgica, refinaria e ferrovia Transnordestina Foto:Tuno Vieira
"Esse documento permite início imediato das obras de ampliação do Tmut (Terminal de Múltiplos Usos)", declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Após iniciadas as intervenções, o prazo para a entrega é de 30 meses.
Execução
O consórcio Marquise/QG/Ivaí formado pelas empresas Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras, irá executar os trabalhos. Ele venceu a licitação ainda em janeiro do ano passado, e desde então está à espera da liberação das obras pelo Ibama.
As ações preparatórias, como encaminhamento de serviços, pedreira e instalação de canteiros, já foram iniciadas há cerca de dois meses.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do consórcio, no início da noite de ontem, para saber sobre a previsão do início das obras, mas não teve as ligações telefônicas atendidas. O Ibama já havia emitido à Seinfra a licença de instalação (LI) para o empreendimento, contudo o documento ainda não autorizava o início das obras marinhas. A ampliação do porto consiste no alargamento do Tmut, inaugurado em agosto de 2011 como a primeira expansão do porto desde sua criação.
Os serviços desta segunda etapa de expansão do terminal portuário incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.
Estes últimos equipamentos serão destinados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da refinaria Premium II da Petrobras e da ferrovia Nova Transnordestina. Ainda está prevista, além disso, a ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.
Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas da siderúrgica, enquanto a ferrovia Nova Transnordestina utilizará provisoriamente o Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut), até ter o seu próprio terminal.
A fase aguda da obra deverá contar com cerca de 1.500 trabalhadores . Para o titular da Seinfra,Adail Fontenele, os investimentos no Porto do Pecém são fundamentais para fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, resultando em impactos positivos na economia estadual.
SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER
Depois de quase dois anos de espera, o Ibama liberou, enfim, as obras da segunda fase de ampliação do Porto do Pecém, orçadas em R$ 568,7 milhões. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi notificada ao final da tarde de ontem, através de ofício enviado pelo órgão licenciador, da autorização para as intervenções marítimas.
Expansão do terminal portuário visa dotá-lo de infraestrutura necessária para a movimentação de cargas de alguns dos principais projetos estruturantes no Estado: siderúrgica, refinaria e ferrovia Transnordestina Foto:Tuno Vieira
"Esse documento permite início imediato das obras de ampliação do Tmut (Terminal de Múltiplos Usos)", declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Após iniciadas as intervenções, o prazo para a entrega é de 30 meses.
Execução
O consórcio Marquise/QG/Ivaí formado pelas empresas Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras, irá executar os trabalhos. Ele venceu a licitação ainda em janeiro do ano passado, e desde então está à espera da liberação das obras pelo Ibama.
As ações preparatórias, como encaminhamento de serviços, pedreira e instalação de canteiros, já foram iniciadas há cerca de dois meses.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do consórcio, no início da noite de ontem, para saber sobre a previsão do início das obras, mas não teve as ligações telefônicas atendidas. O Ibama já havia emitido à Seinfra a licença de instalação (LI) para o empreendimento, contudo o documento ainda não autorizava o início das obras marinhas. A ampliação do porto consiste no alargamento do Tmut, inaugurado em agosto de 2011 como a primeira expansão do porto desde sua criação.
Os serviços desta segunda etapa de expansão do terminal portuário incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.
Estes últimos equipamentos serão destinados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da refinaria Premium II da Petrobras e da ferrovia Nova Transnordestina. Ainda está prevista, além disso, a ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.
Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas da siderúrgica, enquanto a ferrovia Nova Transnordestina utilizará provisoriamente o Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut), até ter o seu próprio terminal.
A fase aguda da obra deverá contar com cerca de 1.500 trabalhadores . Para o titular da Seinfra,Adail Fontenele, os investimentos no Porto do Pecém são fundamentais para fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, resultando em impactos positivos na economia estadual.
SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER