terça-feira, 26 de novembro de 2013

Alunos de Caucaia visitam instalações da AL

Alunos visitam AL-CEAlunos visitam AL-CEFoto: Dário Gabriel
Alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Miranda de Melo, localizada no município de Caucaia, conheceram, nesta terça-feira (26/11), as instalações da Assembleia Legislativa. A programação faz parte do projeto ‘O Parlamento e sua História’, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).
Os 39 estudantes foram recepcionados no Plenário 13 de Maio pelo deputado Manoel Duca (Pros), que explicou como funciona o trabalho dos deputados na Casa – desde as comissões temáticas até o Plenário –, a composição dos colegiados e a tramitação das propostas. O parlamentar destacou que é no Plenário que ocorrem os debates mais relevantes.
“O deputado traz para cá os problemas da região dele, representando da melhor forma aquele povo que o escolheu”, resumiu. Manoel Duca falou ainda sobre as funções do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal.
O deputado Paulo Facó (PTdoB), que também recebeu os estudantes, informou que sua maior representação foi em Fortaleza, onde recebeu 74% dos votos.
A estudante Deyjaane da Silva Rodrigues, de 10 anos, observou que a programação é interessante, sobretudo “porque os estudantes ficam sabendo como se decidem as questões por aqui”. Ela disse que, a partir de agora, acompanhará as sessões pela TV Assembleia (canal 30) “para aprender mais” e poder votar mais consciente.
A coordenadora da escola, Karina Pereira, destacou a importância da visita, afirmando que a atividade vai permitir aos alunos conhecer o papel da Assembleia e as ações parlamentares. Também acompanharam os estudantes as professoras Vera Lúcia Gomes, Andréia Cavalcante e Tereza Cristina Frota.
Os estudantes percorreram ainda o Espaço do Povo, as instalações da rádio FM Assembleia, além de conferir o acervo do Malce.
Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br. 
LS/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário