Nesse
mês de fevereiro de 2021, a siderúrgica reiniciou a testagem de todo o
efetivo e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico,
focando na prevenção
A
Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) retomou, neste mês de fevereiro de
2021, o trabalho remoto para 100% das equipes das áreas
administrativas; reiniciou a testagem para Covid-19 de todo o efetivo da
usina e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico,
focado na prevenção. Essas iniciativas se juntam às mais de 50 ações
implantadas desde o início da Pandemia. O gerente de Saúde e Qualidade
de Vida da CSP, o médico Ricardo Galli, destaca a intensificação
das orientações sobre o uso correto de máscaras, distanciamento físico,
higiene e autoavaliação dos empregados por meio de um aplicativo
desenvolvido pela empresa.
“E
Ceará vivencia um aumento de casos da doença. O cenário demanda
reforços nas ações preventivas e inovações em soluções que aumentem a
proteção à saúde de todos. De forma preventiva e antecipada,
intensificamos os cuidados com nossos empregados”, destacou Galli. O
Brasil completa um ano do anúncio do Ministério da Saúde do primeiro
caso do Novo Coronavírus no País nesta sexta-feira, 26/3. No Ceará, os
três primeiros casos foram confirmados em 15 de março de 2020.
Inovação em favor da saúde emocional
Uma
inovação disponibilizada aos 2.500 empregados da CSP foi o serviço
online de atendimento psicológico. Por meio da plataforma online
Psicologia Viva, é possível escolher um profissional para a sessão de
psicoterapia e agendar a consulta remota conforme a preferência de dia e
horário. A analista de Qualidade de vida da CSP, psicóloga Regiane Freire,
auxilia os empregados da empresa no acesso a essa ferramenta online,
acolhendo cada demanda e orientando os interessados sobre os próximos
passos.
“A
Pandemia trouxe a maior necessidade de cuidar da saúde emocional em
todo o mundo e estamos acompanhando as melhores práticas sobre o tema.
Por isso, incrementamos o atendimento de acolhimento, que já tínhamos
desde 2015, com essa ferramenta, oferecendo um plantão psicológico 24
horas por dia, sete dias por semana”, detalhou Regiane Freire. O
serviço, que é coberto pelo plano de saúde dos empregados da CSP, já
está sendo utilizado e a empresa deseja que seja relevante e útil a
todos que precisarem.
A
ação tem foco na prevenção, e incentiva a adesão ao acompanhamento
psicológico contínuo para o alcance do bem-estar, apesar das
dificuldades cotidianas agravadas pela pandemia. "É preciso que cada um
faça uma autoanálise. Observe se há algo que esteja causando algum
sofrimento ou prejuízo. Questione-se sobre como está lidando com as
situações do dia a dia, se as suas emoções estão muito intensificadas,
como está a sua relação no trabalho e em casa, e como estão a qualidade
do seu sono e alimentação. Essas são avaliações que mostram a
necessidade de se antecipar e buscar ajuda preventivamente. Quando a
pessoa já está com o quadro agravado, o tratamento é mais prolongado e
possui algumas dificuldades a mais", explicou Regiane Freire.
A analista de processos sênior da CSP Liana Silva
trabalha na empresa há seis anos e sempre utilizou o acompanhamento de
saúde ofertado pela empresa. Após a indicação de um colega da CSP, que
utilizou e aprovou a plataforma online, ela aderiu ao novo serviço,
realizou a consulta online e já está recomendando aos conhecidos.
“Essa
ferramenta online é fabulosa, tem valor acessível e até reembolso pelo
plano de saúde. É muito prático, o sistema é super amigável e você faz a
consulta online, vendo o profissional, falando com ele, sem se expor à
covid-19 em ambientes externo”, relata Liana Silva. Ela conta que
considera o acompanhamento de suma importância para qualquer pessoa. “Eu
acho que isso tem que ser naturalizado. Não se deve esperar ter
questões mais profundas para buscar apoio. É sempre bom poder contar com
o olhar de um profissional", recomendou.
50 ações protetivas externas e internas
Desde
março de 2020, mais de 50 medidas preventivas externas e internas foram
adotadas pela CSP, como o desenvolvimento de um aplicativo de
autoavaliação diária, que já registrou 300 mil avaliações dos
empregados. A usina realizou mais de 18 mil testes de Covid-19 em
empregados, para o monitoramento e prevenção, no ano passado.
Outras ações implantadas:
- Acelerou a digitalização e adaptou os processos e fluxos;
- Criou um comitê especial que implantou o Plano de Contingência do Coronavírus na CSP;
- Desenvolveu um aplicativo de autoavaliação diária exclusivo para empregados;
- Determinou a modalidade de trabalho home office, deixando apenas um contingente mínimo na área operacional;
- Distribuiu máscaras para todos os empregados;
- Intensificou em todos os ambientes os procedimentos de higienização;
- E mantém uma campanha de conscientização, dentre outras ações preventivas à COVID-19.
No período, também foram realizadas ações externas de enfrentamento aos efeitos da pandemia.
- Cerca
de 2.600 moradores da região foram contemplados com as doações de 1.979
cestas básicas entre os meses de abril e setembro;
- O Natal dos Voluntários da Alegria entregou doações de brinquedos para 553 crianças, presenteadas por empregados da CSP;
- Foram doados R$ 1,5 milhão pela CSP para a compra de insumos de equipamentos hospitalares para o combate ao coronavírus;
- Foram
doadas 220 mil máscaras pelas acionistas da CSP (Vale, Posco e Dongkuk)
e entregues para empregados e familiares, terceirizados, comunidades
vizinhas e ao Governo do Estado do Ceará;
- Foram doados 15.600 testes rápidos ao Governo do Estado do Ceará pela Vale, acionista CSP;
- Além
disso, dois mil kits com máscaras e itens de higiene foram doados para
profissionais de sete postos de saúde em São Gonçalo do Amarante e
Caucaia;