terça-feira, 2 de março de 2021

Projeto de lei que limita o tempo de atendimento em bancos de Caucaia começa a tramitar na Câmara

 


O desrespeito com os clientes de bancos de Caucaia foi o pauta de grande repercussão entre os vereadores na sessão desta quinta-feira, 11.

Em Caucaia, muitas pessoas são obrigadas a passar a noite e esperar por longas horas debaixo de sol e chuva para receber atendimentos bancários, o que causou revolta entre os parlamentares.

A discussão do tema aconteceu após a apresentação do projeto de Lei n° 01/2021 de autoria do vereador Lorão Macêdo, que dispõe justamente sobre a redução desse tempo de espera e obriga aos bancos dar assistência aos clientes que aguardam em filas externas.

“De acordo com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, os bancos são obrigados a dispor de funcionários de acordo com o número de usuários, o que a gente não vê aqui nos bancos de caucaia, que possuem pouco pessoal pra atender as pessoas. Cabe a nós, vereadores, brigar para dar dignidade humana para nossos cidadãos”, indignou-se o vereador Lorão Macêdo.

Parlamentares concordaram com a ação proposta pelo projeto que indica que os bancos sofram penas pelo descumprimento das medidas impostas, que vão desde advertências ao pagamento de multas.

Biblioteca Pública de Caucaia poderá ser tombada como patrimônio histórico

Outro projeto de igual importância que também começou a tramitar na casa foi o de n° 03/2021, do vereador Weibe Tapeba, que autoriza o poder executivo a declarar como patrimônio artístico e cultural de Caucaia a biblioteca pública municipal professor Martins de Aguiar.

O vereador lembrou que a cidade não possui uma política de tombamento de prédios históricos e considera Caucaia como um “município sem memória e sem história”.

“Nós vamos trazer outros aqui como a estação ferroviária e um prédio da igrejinha de São Pedro, para que a gente comece uma cultura de valorização do nosso patrimônio cultural. Esta nossa lei vai ajudar o Executivo a fazer cumprir a lei de tombamento de prédios históricos presente em Caucaia, mas que não era cumprida”, enfatizou Weibe.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara exalta visita a Câmara de Fortaleza

A comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania, representada pelos vereadores Weiber Tapeba e Camila Cavalcante, visitou na última quarta-feira o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), integrado a Câmara dos Vereadores de Fortaleza.

O objetivo da visita foi alinhar as experiências exitosas do escritório afim de implantar um equipamento que possa atender a população no quesito de assessoria jurídica, através de trabalhos de atendimento, orientação e acompanhamento dos casos de violação de direitos humanos fundamentais e outras demandas.

Os vereadores falaram da importância do equipamento para a comunidade. “O que tem de bom a gente precisa trazer pra cá, agradeço a toda equipe que nos recebeu e digo que agora a luta é nossa, vamos trazer esse escritório pra nossa população”, entonou Camila Cavalcante.

Texto por Thomas Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário