quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Encontro celebra a luta pela demarcação das terras em Caucaia.

Aíndia Raimundinha Tapeba, 67, é uma das mais antigas lideranças indígenas dos tapebas de Caucaia. “Cresci, casei e criei meus filhos aqui. Nunca morei em outro lugar”, enfatiza. Apesar das conquistas já alcançadas, ela cita os desafios que os tapebas ainda têm pela frente: a demarcação da terra indígena e a devastação ambiental na região.

A principal agressão, segundo Raimundinha, vem das fábricas de tijolos, que utilizam lenhas de madeira nos fornos. “É um desrespeito com a natureza. Hoje, a mata não é mais fechada como antes. E o que as pessoas vão respirar no futuro?”.

Segundo o índio e assistente técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará, Ricardo Weibe, a proposta é de que a terra dos tapebas tenha área de 5 mil hectares. O presidente da Associação das Comunidades dos Índios Tapebas, Gabriel Domingos, informa que vivem 7.030 índios em Caucaia. O coordenador regional da Funai, Paulo Fernando Barbosa, afirma que não pode passar mais detalhes sobre a demarcação de terras indígenas no Estado, para não atrapalhar a tramitação dos projetos, mas garante que elas existem. Segundo ele, vivem 25 mil índios no Ceará.

Até amanhã, os índios tapebas realizam a XI Feira Cultural das Escolas Indígenas Tapeba e os X Jogos Indígenas. Os eventos acontecem durante todo o dia, a partir das 8 horas. Nesta quinta, o encontro será encerrado com a tradicional Festa da Carnaúba, que está na 12ª edição, a partir das 19 horas.

A cerimônia de abertura teve apresentação da tradicional dança do torém. A expectativa da comunidade é receber três mil visitantes, que aproveitam para conhecer os costumes indígenas através das danças, artesanato e comidas típicas. Diversão certa também para as crianças, que aproveitam a lagoa para se refrescar do calor.

SERVIÇO
XII Festa da Carnaúba, XI Feira Cultural das Escolas Indígenas e X Jogos Indígenas Tapeba.

Quando: 18, 19 e 20 de outubro.
Onde: Lagoa dos Tapebas.
Rua Coronel Alfredo Miranda, distrito de Capuan, Caucaia.
Entrada: Gratuita.
Hoje: Apresentações artísitcas e modalidades esportivas durante o dia todo e venda de produtos artesanais e comidas típicas.

20/9 - 8h: Cerimônia de batismo. 19 horas: XII Festa da Carnaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário