quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Representação fará OAB apurar o caso de grilagem em Caucaia

As denúncias de envolvimento de um advogado na invasão armada contra propriedades alheias no Município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), reveladas com exclusividade pelo Diário do Nordeste, chegaram, ontem, à Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará). Uma das vítimas da ´grilagem´ naquele Município fez uma representação contra o acusado, fato que deverá ensejar uma investigação por parte do Conselho de Ética da entidade e poderá levar à cassação do implicado no caso.

A representação foi protocolada na manhã de ontem, ao mesmo tempo em que outras seis vítimas do delito já foram identificadas. O caso vinha se arrastando há anos em Caucaia, mas, por medo de represálias e diante de ameaças, as vítimas vinham mantendo-se em completo silêncio.

Apurar
O advogado acusado de comandar a ´grilagem´ chama-se Francisco Rodrigues Sobrinho, mais conhecido em caucaia pelo nome de ´doutor Tom´. Ele já foi denunciado, através de Boletins de Ocorrência (B.Os.) e de notícia-crime nas delegacias Metropolitana de Caucaia (DMC) e 22º DP (Icaraí), onde foram instaurados inquéritos por crimes de ameaças de morte e invasão de propriedades.

As denúncias formais contra o ´doutor Tom´ foram encaminhadas aos órgãos policiais desde o mês passado. Vítimas e testemunhas estão sendo ouvidas. Por várias vezes, a Reportagem tentou, sem sucesso, ouvir o advogado. Na semana passada, ele informou que iria enviar documentos à Redação para provar que as terras ditas como ´invadidas´ são de sua propriedade. Tais documentos ainda não apareceram.

Conforme as vítimas (que temem represálias), suas terras vêm sendo invadidas pelo advogado, que usa ´capangas´ armados para intimidar os proprietários e, ao mesmo tempo, cercar os terrenos. Uma denúncia de furto de material também foi registrada pela Polícia contra o advogado. Vítimas agora encaminharão o mesmo teor das denúncias ao Ministério Público Estadual e à Justiça Federal.

Um comentário:

  1. A família de JOAQUIM PEREIRA DE ARAÚJO residente no Estado do Pará enviou para Caucaia um Advogado conhecido como MOISÉS ARAÚJO DOS SANTOS para verificar umas terras de Titulo Heranças em nome já citado à cima porem este Advogado ate hoje não retornou à Belém para informa aos herdeiros da existência das terras ficamos sabendo que ele nomeou um Advogado para ficar-lhe representando ai em Caucaia será que não e o Dr. Tom Obs. A família não quer confusão com os moradores de Caucaia só querem saber por que o Advogado MOISÉS ARAÚJO DOS SANTOS não voltou ao Pará pra dar explicação do que foi fazer em Caucaia desde já à família agradece se tive alguma informação.

    ResponderExcluir