quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Novas denúncias contra ´grilagem´ em Caucaia.




OAB-CE recebe mais documentos relatando invasões de terras, uso de armas e ameaça de advogado em Caucaia
A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, voltou a receber denúncias de envolvimento de um advogado na apropriação ilegal de terras, intimidação armada e ameaças de morte contra proprietários de terrenos no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, fato que vem sendo apurado em inquéritos policiais e Boletins de Ocorrência na Polícia Civil. O caso também já está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MP).

As denúncias, já reveladas em reportagens anteriores do Diário do Nordeste, apontam o envolvimento do advogado Francisco Rodrigues Sobrinho, conhecido como ´doutor Ton´, em ´grilagem´ em diversos terrenos em Caucaia, fato que resultou na instauração de inquéritos policiais na Delegacia Metropolitana daquele Município e no 22º DP (Icaraí), além de recursos judiciais de reintegração de posse no Forum daquela comarca da RMF.

Documento
No último dia 20, a OAB protocolou um novo documento em que o proprietário de um terreno, situado na localidade de Pirapora, próximo à Lagoa do Banana, relatou a invasão de suas terras, oriundas de herança, e as ameaças que teria recebido do advogado no momento em que tentou impedir que terceiros se apossassem da propriedade.

Os fatos não são recentes, segundo o denunciante (nome preservado por razões de segurança). No relato à Seccional da OAB, a vítima afirma que "todo o material de construção que havia sido comprado foi roubado do dia para a noite. Que o ´doutor Ton´ começou a andar nas terras e, para quem se aproximasse dali a ordem era para quebrar as pernas. Que não deixava ninguém entrar nas terras, com ameaças de morte".

Fatos recentes e outros já antigos - alguns com mais de dez anos - vieram à tona depois das primeiras denúncias contra o advogado, recebidas oficialmente pelas autoridades policiais e da Justiça.

As denúncias tiveram início quando, segundo uma das pessoas prejudicadas com a ´grilagem´, registrou, pelo menos, dois Boletins de Ocorrência por crimes e ameaça de morte, invasão de terra e até furto de material, como madeira para cerca.

Parte da apuração agora está nas mãos da OAB para análise pelo Conselho Disciplinar e de Ética, enquanto as autoridades policiais tomam depoimentos de vítimas e testemunhas.

Provas
Um dos denunciantes revelou que o ´doutor Ton´ passou a ameaçá-lo de morte após invadir sua propriedade, situada no Loteamento Parque Deodato, no último dia 9 de agosto.

Em contato telefônico com a Reportagem, o advogado denunciado informou que irá apresentar documentos provando a posse legal de todas as terras citadas nos documentos.
 Fonte: Diario do nordeste

Um comentário:

  1. Os Familiares do Herdeiro JOAQUIM PEREIRA DE ARAÚJO, residem em Belém Estado do Pará, faz procuração de um Adv. De Nome MOISES ARAÚJO DOS SANTOS que foi contratado para ir ate Caucaia no Estado do Ceará constatar se ainda tinha algumas terras desocupadas porem ate a data de Hoje não retornou a Belém para esclarecer o que encontrou por lá será que o Adv. Dr. Tom não sabe do paradeiro do Adv. Citado a sima a família estar pensando em contratar outro Adv. para ir ate aquele Estado e descobrir o que estar acontecendo por lá caso alguém leia esta mensagem e tive alguma noticia por favor entrar em contacto pelo correio eletronico israelaraujo@bol.com.br sem mais para o momento fico no aguardo de alguma noticia fiquem todos com Deus dai de Caucaia em Ceará.

    ResponderExcluir