terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dilma diz que País está ´blindado´ contra crise

São Paulo. A presidente Dilma Rousseff (PT) disse ontem que a política fiscal, o controle da inflação, a distribuição de renda e a geração de empregos são os fatores responsáveis pela "blindagem" do Brasil neste momento de crise econômica internacional. De acordo com a presidente, o processo de distribuição de renda no Brasil talvez seja o maior responsável pela situação do País em relação ao exterior. As informações são da Agência Brasil.

As declarações de Dilma foram feitas na cerimônia de assinatura do contrato de concessão para a construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, a 40 quilômetros de Natal. Esse é o primeiro aeroporto no Brasil concedido à iniciativa privada.

Segundo a presidente, o País tem poupança suficiente para suprir as empresas brasileiras de crédito em caso de escassez de recursos no mercado internacional, em referência às reservas internacionais de US$ 350 bilhões e os recursos depositados no Banco Central.

"Diante da crise, temos todas as chances de continuar crescendo, porque o Brasil amadureceu economicamente. Somos um país que sabe crescer, manter a estabilidade, não sai por aí feito louco se endividando lá fora, como se fazia antes", disse, ontem, em São Gonçalo do Amarante (RN).

A presidente também citou que o País tem a inflação progressivamente caminhando para o centro da meta e uma política fiscal séria.

A importância dos aeroportos brasileiros quanto à prestação de serviços de qualidade no transporte de passageiro e no de cargas foi citada por Dilma.

A concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante ao Consórcio Inframérica valerá por 28 anos, com possibilidade de ser renovada por mais cinco anos.

Dilma em revista dos EUA
A revista norte-americana "The New Yorker" divulgou ontem uma prévia de um artigo sobre a presidente Dilma Rousseff que será publicado em sua edição de dezembro. A matéria contará a história da presidente, com foco na trajetória econômica-social do País e terá o título "The Anointed", ou seja, "A Ungida", em tradução literal.

O texto destaca o boom da economia brasileira. Em tom crítico, entretanto, detalha que o Brasil é "caoticamente democrático" e que tem uma imprensa livre, mas que opera de maneiras condicionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário