sábado, 22 de junho de 2013

Moradores protestam por moradia em Caucaia


Grupo marchou até a casa do prefeito contra a ação de despejo para a retirada de ocupantes de condomínio


O Centro de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, parou durante parte da manhã de ontem para acompanhar a manifestação de 200 famílias, em torno de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, em favor de moradia. O grupo marchou da sede Prefeitura, passando pelo Núcleo de Mediação Comunitária, do Ministério Público do Estado, em direção à casa do prefeito Washington Góis. Eles protestaram contra a ação de despejo para a retirada de moradores do Condomínio dos Gregos, no bairro Jurema. A Caixa Econômica afirma que eles ocupam irregularmente, há cerca de dez meses, o terreno onde foram construídos dez blocos de apartamentos.



O grupo alega que houve um acordo entre a Prefeitura e a Caixa Econômica para que a situação fosse regularizada por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Cerca de mil pessoas participaram do movimento Foto: Natinho Rodrigues


Segundo um dos líderes do movimento, Sidney Martins, a indignação é por conta de um acordo realizado entre eles, o prefeito e a Caixa Econômica, após a posse do local, para que os prédios fossem regularizados através do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Mesmo após esse acordo, a ação de despejo foi enviada para desocupação. "Fizemos melhorias, colocamos portão, cerca elétrica e conseguimos a regularização da energia elétrica", diz.


Por volta das 11h, uma comissão com representantes dos moradores e da Prefeitura, entre eles o vice-prefeito coronel Paulo Guerra, representando Góis, se reuniu no prédio do Grêmio de Recreio e Estudo de Caucaia. Guerra explicou que foi pego de surpresa com a notícia da ação de despejo, mas se comprometeu a providenciar locais para abrigar os moradores. "Não temos muito o que fazer, senão obedecer a Justiça. O que a Prefeitura pode fazer é realocar todos em galpões, enquanto resolvemos a questão com a Caixa". Os moradores afirmaram que não vão sair do condomínio.


Policiamento


A Polícia Militar acompanhou o movimento com 50 homens e quatro viaturas. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal interditou parte da BR-222 durante o tempo em que os moradores passaram em direção à casa do gestor municipal. "Tudo pacífico, sem nenhuma ocorrência", informou o comandante da operação, capitão Nascimento.


Com caras pintadas, cartazes e entoando o Hino Nacional, os moradores exigiam que a Prefeitura de Caucaia cumpra o que prometeu ao grupo. "Fizemos cadastro e agora a Caixa diz que, dos 880 unidades, apenas 200 pessoas, sendo 60 de Caucaia e 160 de Fortaleza, estavam no perfil do Minha Casa, Minha Vida", reafirmou Sidney Martins.


Ele evidenciou a necessidade da população que ocupou as unidades, que estariam sofrendo com o abandono das obras e a depredação. "Queremos assumir a responsabilidade de pagar as moradias", apontou.


Até o fechamento desta edição, a Caixa Econômica Federal não se pronunciou sobre a ação instaurada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), pedindo a reintegração de posse, do prédio ocupado desde que agosto de 2012.


Na noite de ontem, os moradores do Condomínio dos Gregos tiveram uma reunião com o procurador da República Oscar Costa Filho e lideranças do governo municipal para buscar uma solução para os problemas. Até o fechamento dessa edição, a reportagem não conseguiu contato com os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário