quarta-feira, 21 de maio de 2014

Curso e seminário sobre Promoção da Equidade no SUS

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia participam de curso e seminário com foco na Promoção da Equidade no SUS
A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), realiza o projeto Promoção da Equidade no SUS, que conta com curso à distância e seminário presencial.
A implementação de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde - preconizada pelo Ministério da Saúde - objetiva diminuir as vulnerabilidades a que grupos populacionais estão mais expostos e que resultam de determinantes sociais da saúde, como níveis de escolaridade e renda, condições de habitação, acesso à água e saneamento, conflitos interculturais e preconceitos relacionados a racismo e homofobia.
“A equidade no SUS institucionaliza modos de pensar, fazer e cuidar da saúde. É por ela que se qualifica a igualdade da assistência, construindo práticas de enfrentamento e superação das iniquidades sociais, além do respeito às diferenças e às diversidades culturais, étnicas, de gênero, raça, cor, entre outras que nos atravessam a vida”, resume Neusa Goya, Doutoranda em Saúde Coletiva e Coordenadora de Conteúdo do curso Promoção de Políticas de Equidade no SUS.
O projeto propõe formação e difusão de conhecimentos em saúde para fortalecer intervenções que promovam o reconhecimento de iniquidades e seu enfrentamento, sobretudo nas práticas da Atenção Básica em Saúde.
Segundo o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará, Wilames Freire, muitas comunidades sofrem com problemas persistentes de saúde por falta de informações básicas de cuidado. Para ele, a realização do Projeto Equidade no SUS pode ser considerada um pontapé importante no apoio aos gestores e suas equipes no desempenho de suas funções e pronto atendimento à população da forma adequada, já que o aperfeiçoamento do SUS dependerá de novo pacto na distribuição da receita e na redefinição das responsabilidades entre os entes federados, bem como na formação profissional das equipes de saúde nos seus diversos níveis.
O curso tem carga horária de 120 horas, com certificado emitido pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O resultado da prova online ficará disponível entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro.  Receberá certificado de extensão universitária, o cursista que obtiver nota igual ou maior a seis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário