quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto de contenção do mar aguarda recursos federais

Para construir uma estrutura com mais de três quilômetros ao longo da praia em processo de destruição, Prefeitura de Caucaia solicita R$ 30 milhões junto ao Ministério do Planejamento

A colocação de um maciço de rochas compactadas deve formar um quebra-mar de 3,2 quilômetros na praia do Icaraí, em Caucaia. A técnica, chamada de enrocamento aderente, é a solução encontrada para conter o avanço do mar e foi apontada após estudo realizado pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Se houver aprovação pelo Ministério da Integração Nacional, a Prefeitura passa a aguardar a liberação de R$ 30 milhões do Ministério do Planejamento.

A nova contenção é paralela à praia, com uma base mais larga de nove metros. O bloco terá pedras de pesos variados e chegará à altura de seis metros – superior à altura das ondas registradas no Icaraí. A proteção costeira é semelhante à implantada nas praias de Boa Viagem (Pernambuco) e Ponta Negra (Rio Grande do Norte). A proteção já colocada desde 2012, os bag walls, tem 390 metros destruídos pela força do mar. A estrutura ainda resistente, com pouco mais de um quilômetro de extensão, deve permanecer para servir de reforço. 

Projeto

De acordo com o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, o projeto ainda prevê a requalificação do calçadão no trecho entre as proximidades do Icaraí Clube e a ponte da Tabuba.

Em momento posterior à intervenção, haverá mudanças também para as barracas do local. Ainda segundo Guerra, elas ficarão dispostas em forma de quiosques padronizados. O projeto foi apresentado no início de abril pelo professor Luís Parente, diretor do Labomar, ao Ministério da Integração Nacional. Segundo Paulo Guerra, o ministro afirmou não ter como custear a verba solicitada pelo município.

Em tentativa junto ao Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior teria sinalizado apoio ao projeto e solicitou uma nota técnica a ser emitida pelo departamento de Engenharia do Ministério da Integração Nacional, informou o vice-prefeito. Com os recursos, o início das obras não dependerá de licitação, havendo uma seleção de empresas para execução devido ao caráter de emergência da obra.

A erosão costeira na praia do Icaraí engoliu uma faixa da Avenida Litorânea e fez com que as barracas recuassem. O que sobrou da pista tem areia levada pelo mar em períodos de maré cheia. O avanço do mar mitigou a movimentação da orla e pode chegar aos condomínios privados. A paisagem é bem diferente do que era visto pelo músico Henrique Fábio Nascimento, 29. Há 15 anos, ele chegou para morar no local. “Era muito frequentado por turistas, por pessoas que traziam a família toda”.

Saiba mais

A Praia do Icaraí já recebeu muros de contenção por duas vezes. O primeiro, colocado em 2010, não resistiu à força do mar. O segundo foi colocado em 2012 e está parcialmente danificado.
 
Segundo publicado pelo O POVO em janeiro deste ano, as ondas do Icaraí chegam a uma altura de 3,80 metros. A altura de maré chega até 4,20 metros.

Para Eliardo da Silva, 33, que mora em Fortaleza, o movimento dos surfistas salva a praia de ficar deserta. “As ondas por aqui são as melhores, por isso sempre venho”, justifica.
 
Apesar das boas condições para o esporte, ele reclama dos riscos: “Às vezes, a gente é jogado com tudo no muro”, diz referindo-se à contenção construída.
 o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário