segunda-feira, 22 de junho de 2015

Obra na Praia do Cumbuco gera insatisfação de moradores

Após denúncias de irregularidades e reclamações de comunidade, Ministério Público realiza audiências para averiguar situação e ajustar projeto turístico. Financiado pelo BID, obra é orçada em R$ 12 milhões.

Obra de requalificação da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, gera reclamações de moradores desde seu início, em setembro do ano passado, por supostamente não atender as demandas da comunidade.

O projeto foi vistoriado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), em audiência na última quarta-feira, 18. Outro encontro acontece amanhã, terça-feira, 23, onde proposta e cronograma novos serão apresentados didaticamente à população.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur) Nacional, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com custo total de R$ 12 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 


Sobre acusações de as obras estarem paralisadas há cerca de um mês, Juliana Brauner, do Prodetur no Ceará, informa que “o que ocorreu foi uma diminuição no ritmo de execução do serviço por causa de algumas interferências nos passeios causadas por construções irregulares Além disso, houve a quadra chuvosa”. Segundo ela, o prazo de conclusão é agosto deste ano.

Segundo Yuri Pinheiro, vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Praia do Cumbuco, a comunidade não foi consultada para a realização do projeto e não ficou de acordo com ele. “Com certeza, a gente quer evolução, mas que seja condizente com a necessidade da comunidade e dos comerciantes”.

Pinheiro afirma que as obras prejudicaram o comércio local, já que várias lojas ficaram inacessíveis com os tapumes. Além disso, ruas ficaram interditadas para a passagem de carros e esburacadas. “O problema é que paralisaram em um estado de risco”, diz. “O novo projeto ainda não atende nossas demandas, mas é melhor que o primeiro”, pondera.

Já Brauner, do Prodetur, afirma que “todo o processo foi feito para que o resultado do projeto fosse positivo tanto para a comunidade quanto para os turistas”.

Para o promotor de Justiça da comarca de Caucaia, Hugo Mendonça, responsável pela audiência, “o projeto é muito bom, e a população será beneficiada quando tudo ficar pronto”.

Audiências
Na última quinta-feira, 18, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Caucaia, realizou audiência pública com os órgãos responsáveis pela obra, além da Associação dos Comerciantes da Praia de Cumbuco. O objetivo era apurar denúncias sobre irregularidades nas obras e discutir o projeto.

Frases
O QUE OCORREU FOI UMA DIMINUIÇÃO NO RITMO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO POR CAUSA DE ALGUMAS INTERFERÊNCIAS NOS PASSEIOS CAUSADAS POR CONSTRUÇÕES IRREGULARES

 
Juliana Brauner, do Prodetur
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário