domingo, 9 de agosto de 2015

Alunos indígenas conhecem o Parque Botânico, em Caucaia

A ansiedade para desvendar as trilhas do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, estava estampada nos rostos das 30 crianças e adolescentes. As calças coloridas de alguns, tênis estampados ou óculos de grau azul de outros deixavam claro que eles são, sim, jovens descolados. No entanto, os brincos de pena e tatuagem temporária no rosto revelavam a valorização da sua tribo, a Jenipapo-Kanindé, etnia de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). O grupo de jovens indígenas visitou o Parque Estadual Botânico do Ceará, na manhã de ontem, e redescobriu práticas dos pais e avós.


“Agora eu entendi o porquê de a minha avó ter pequenos potes de semente. É para ajudar a preservar”, expôs a estudante Raquel da Silva Alves, 16. Aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Diferenciada Jenipapo-Kanindé, durante o passeio a jovem descobriu que a aroeira-branca serve para a cicatrização.

A ação foi proporcionada pelo projeto Matas da Encantada, da Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco), em parceria com a Petrobras. O grupo percorreu dois dos quatro quilômetros de trilha do parque.

Marciano Moreira, coordenador do projeto, conta que o Parque Botânico foi o primeiro a ser percorrido pelo projeto, que prevê ainda outros quatro percursos, todos nas proximidades de onde vivem os índios, em Aquiraz. “No Ceará, são 14 etnias indígenas e trabalhamos com seis delas. A visita à lagoa Encantada, por exemplo, deve mostrar que os índios acreditam ter uma cidade embaixo das águas”, revelou.

“Isso aqui (o parque) é enorme! Só de pensar que é do tamanho de 190 estádios do Castelão, chega a dar um negócio”, tentou definir o estudante Daniel Araújo, 20, que usava uma tatuagem temporária cobrindo todo o rosto, feita com o fruto do Jenipapo. “Antigamente, o nosso povo usava bastante. Quero resgatar esse costume”, contou. No Parque Botânico, ele descobriu, por exemplo, que a timbaúba tem a madeira impermeável e é usada para confecção de barcos. E que os ipês são usados para a ornamentação.

Carline Alves, 28, hoje secretária da escola, estudou no colégio até o ensino fundamental e ficou surpresa com a quantidade de espécies de pássaros na área verde: 56 no total. “Queremos que esse espaço seja preservado e que essa iniciativa se espalhe pelo Ceará”, disse.
Serviço
Visitação ao Parque Estadual Botânico do Ceará
Quando: diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Hoje, a programação especial para o Dia dos Pais começa às 8 horas.
Onde: CE-090 km, quilômetro 3
Entrada franca.
Outras informações: 3366 9452
Saiba mais

O projeto Matas da Encantada abrange a área do Complexo Vegetal da Zona Litorânea, em Aquiraz, onde está localizada a aldeia Jenipapo-Kanindé.

Com o patrocínio da Petrobras e execução da Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco), o projeto visa à adoção de práticas agroecológicas de uso sustentável da terra, proteção e reflorestamento de matas nativas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de ações de saneamento e educação ambiental.

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário