sábado, 8 de agosto de 2015

Início da Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose (Calazar)


A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença endêmica no Brasil, transmitida pela picada de um mosquito. A doença é incurável, pode matar o cão e colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. A principal forma de controle é a prevenção.
 
Para fornecer informações sobre como cada cidadão pode ajudar a conter o avanço da doença, foi sancionada em 2012 uma Lei Federal que instituiu a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto. Este ano, o evento acontece entre os dias 10 e 14 deste mês.
 
O município de Caucaia vai abrir as atividades no Ceará com muita informação para conscientizar os moradores. Na próxima segunda-feira, dia 10, às 9 horas, será realizada uma palestra sobre os riscos do calazar, além do encoleiramento gratuito de  1400  cães  com  Scalibor, a  coleira  recomendada mundialmente pelos principais especialistas para proteger os cães das picadas do mosquito transmissor da leishmaniose visceral. Os interessados deverão comparecer aos locais onde o evento será realizado levando seus cães. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia e da Avipec.
 
A leishmaniose visceral mata mais do que a dengue. O último levantamento oficial do Ministério da Saúde, do ano de 2013, mostra que de 2010 a 2013, 928 pessoas morreram no Brasil vítimas de leishmaniose visceral, enquanto que 847 morreram por causa da dengue no mesmo período. Os números da doença crescem cada vez mais no Brasil. A região Nordeste é uma das áreas mais infectadas pela leishmaniose.
Na cidade de Caucaia, em 2014, foram confirmados 36 casos de leishmaniose em humanos, provocando uma situação de extremo alerta. Em 2015, o município já registra sete casos humanos concentrados na região urbana.
Em Fortaleza, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em 2015 já foram registrados 41 casos da doença em humanos, com  nove  óbitos.  Neste primeiro semestre, aproximadamente 3.500 cães foram notificados positivos para a leishmaniose.
 
O calazar é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e mais de 200 morrem anualmente. Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados.
 
Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário