segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Confusão entre PM e delegado em Caucaia.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) vai investigar um desentendimento entre um delegado e um policial militar que ocorreu, na noite do último sábado (26), na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), após a apreensão de um paredão de som. O órgão abriu uma Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e afirmou que hoje divulgará detalhes sobre o caso.
A assessoria de imprensa da CGD informou, por meio de nota, que a Delegacia de Assuntos Internos (DAI) receberá hoje o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) lavrado na Delegacia de Caucaia e, só assim, poderá passar maiores informações sobre o caso.
O advogado da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (Adepol), Leandro Duarte Vasques, informou que foi aberta uma sindicância na Controladoria para apurar um suposto desvio de conduta dos envolvidos. Segundo ele, ninguém foi preso e a sindicância não é um processo, mas uma apuração das alegações.
A reportagem apurou que tudo começou quando a Polícia Militar (PM) foi acionada para retirar um equipamento de som que estava tocando em volume alto em frente ao Hospital Municipal de Caucaia.
De acordo com informações de uma equipe da TV Diário, uma patrulha foi ao local e pediu que o equipamento fosse desligado. O dono do som teria prontamente atendido ao pedido.
‘Paredão’
Momentos após a primeira abordagem, o aparelho voltou a ser ligado e a Polícia foi novamente acionada. Ao chegar ao local e constatar que o ‘paredão’ estava funcionando, os policiais tiveram que apreender o equipamento e conduzir o proprietário para a Delegacia.
Na DCM, o delegado plantonista, identificado apenas como Átila, teria se desentendido com o PM, soldado Júnior, na hora de fazer os procedimentos referentes à apreensão do equipamento. O delegado teria dado voz de prisão ao militar.
Ao saber do desentendimento e da suposta prisão, dezenas de PMs compareceram à Delegacia em solidariedade ao colega. Diante da confusão, o caso foi parar na Controladoria.
Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste
´Paredão de som´ causa confusão entre PM e delegado em Caucaia - Site Miséria ©
Leia mais em: http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=160648
Para replicar nossas matérias preencha o formulário de parceria em http://www.miseria.com.br/parceria.php

Se você já é um parceiro cadastrado faça o seu login no link Acessar como Parceiro no rodapé da página (abaixo dos dados de contato)
´Paredão de som´ causa confusão entre PM e delegado em Caucaia - Site Miséria ©
Leia mais em: http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=160648
Para replicar nossas matérias preencha o formulário de parceria em http://www.miseria.com.br/parceria.php

Se você já é um parceiro cadastrado faça o seu login no link Acessar como Parceiro no rodapé da página (abaixo dos dados de contato)
Segunda 28.12.2015 057
A confusão levou dezenas de PMs à delegacia de Caucaia na noite de sábado passado
Segunda 28.12.2015 058
Várias patrulhas da PM cercaram a delegacia, exigindo a intervenção da Controladoria Geral de Disciplina
A confusão formada entre policiais militares e civis na noite do último sábado, acirrou, ainda mais, o clima de animosidade entre os integrantes das duas corporações que compõem a Pasta da Segurança Pública no Ceará.
O incidente ocorreu quando  policiais militares do Ronda do Quarteirão de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), levaram para a plantonista o caso de um empresário que desobedeceu a ordem de parar o som em alto volume em um “paredão” nas proximidades do Hospital Municipal.
Na delegacia, teria havido uma discussão entre o delegado plantonista, identificado apenas por Átila, e um dos militares responsáveis pela detenção do empresário. O delegado decidiu não realizar o procedimento, o que gerou insatisfação dos PMs.
Diante da situação, um dos militares, identificado somente por soldado Filho, teria entrado em discussão com o delegado e este decidiu lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o PM, por desacato.
Já os PMs afirmam que, por determinação de um promotor de Justiça, o delegado Átila se viu obrigado a realizar o procedimento também contra o dono do “paredão”.
A confusão aumentou quando várias patrulhas da PM cercaram a delegacia.
Uma equipe da Delegacia de Assuntos Internos  (DAÍ) , da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) foi chamada ao local e conduziu o PM e o delegado até a sede daquela instituição, onde ambos foram ouvidos em depoimento. Resta agora à CGD a abertura de uma sindicância disciplinar contra os dois servidores.
Clima quente
Os conflitos entre policiais civis e militares vêm se acirrando nas últimas semanas. Há cerca de 20 dias, policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTC), denunciaram terem sido alvos de tiros disparados por agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, no momento em que efetuavam a prisão de um PM suspeito de comandar tráfico de drogas na Serrinha.
Já na semana passada, policiais da Coin detiveram um homem suspeito do furto de dinheiro em um condomínio. Eles levaram o suspeito a, pelo menos, três delegacias da Polícia Civil e em nenhuma delas os delegados aceitaram realizar a prisão em flagrante do acusado.
Já o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol) já se manifestou diante dos fatos alegando que os agentes da Coin estão trabalhando na ilegalidade quando realizam prisões e investigações comuns, o que seria atribuição da Polícia Civil.
O Sindicato já pediu audiência com a cúpula da SSPDS sobre o assunto e até ameaçou requisitar da Assembleia Legislativa a instalação de uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação daquele núcleo de Inteligência ligado diretamente ao gabinete do Secretário da Segurança Pública. 
- See more at: http://www.blogdofernandoribeiro.com.br/index.php/9-categorias/1507-conflito-entre-pm-e-policia-civil-em-caucaia-no-fim-de-semana-acirra-o-clima-entre-as-duas-corporacoes-controladoria-vai-apurar-o-caso#sthash.BtjRwUDd.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário