terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Delegados denunciam intimidação de PMs contra voz de prisão a soldado do Ronda de Caucaia.

Representantes da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol-CE) se pronunciaram sobre o desentendimento entre um delegado e um soldado do Ronda do Quarteirão, ocorrido em Caucaia, no último sábado, 26, após a apreensão de um paredão de som.

O conflito teria iniciado no dia anterior, 25, com a circulação de um vídeo nas redes sociais. A filmagem denunciava a falta de profissionais para atender as ocorrências na Delegacia Metropolitana de Caucaia. A suspeita é de que o vídeo tenha sido produzido pelo soldado, identificado como Júnior. O representante da Adepol, delegado Dionísio Amaral, alegou que o vídeo é falso porque na hora havia dois delegados no local, identificados como Aila e Aroldo Mendes. As câmeras de segurança podem comprovar esta versão, segundo Amaral. Ainda segundo ele, no momento da gravação, o soldado teria desacatado a delegada.

No sábado, 26, o soldado retornou à delegacia com a ocorrência de apreensão de um paredão de som e acusou o delegado plantonista de se negar a prender o homem levado à delegacia por poluição sonora. O PM recebeu voz de prisão em seguida por não esclarecer a detenção e alterar-se no local, de acordo com Dionísio Amaral.

“Para que haja uma apreensão por poluição sonora, é necessário um medidor de decibéis ou uma denúcia de cidadão, e isso não constava no relatório. O que o delegado fez foi pedir uma testemunha do povo”, afirma Dionísio.

O soldado teria se alterado e se negado a prestar depoimento. Na ocasião, ele teve o celular apreendido para investigação e recebeu voz de prisão. “Quando isso ocorreu, diversas viaturas se amotinaram na delegacia, houve aglomeração e coerção por parte de policiais militares que retiraram ilegalmente as viaturas das áreas de trabalho”, afirma o delegado Dionísio.

Segundo ele, o soldado Júnior foi “retirado” da delegacia pelo major identificado como Ricardo Oliveira, e segue operando normalmente no serviço militar. As investigações sobre o caso estão sendo feitas pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

De acordo com a Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Ceará, as acusações do soldado Júnior contra o delegado são de abuso de autoridade. A assessoria da ACMCE informou que foi disponibilizado advogado para tratar o caso e afirma ainda que não há registro de que os policiais que estiveram na delegacia, em apoio ao colega de farda, no sábado, abandonaram postos de trabalho.



Redação  O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário