segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Sindsep prestigia o Centenário da Comunidade Quilombola dos Caetanos


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) marcou presença nas festividades do Centenário da Comunidade Quilombola dos Caetanos, em Capuan-Caucaia.
“A comunidade quilombola de Capuan, hoje trança sua cultura, hábitos e história”, comemorou Maria Santos, presidente do sindicato, que compareceu com outros diretores à atividade.
História
Os Caetanos são uma família que saiu de Uruberatama-CE, hoje Tururu, fugindo da seca de 1915, historicamente retratada por Rachel de Queiroz. Com isso, muitas famílias foram vitimadas e buscaram outros lugares, saindo de seus lugares de origens.
Essa família, ‘Os Caetanos de Tururu”, era composta pelo casal: Florêncio Caetano da Costa e Cândida Gomes da Costa, com seus dois filhos e três filhas. Saíram na condição de retirantes, rumo à nossa Região Metropolitana em busca de melhores condições de vida e fixaram residência no Capuan, onde estão até hoje.
Atualmente, já são 86 famílias, que já estão na 6ª geração. Conta dona Maria dos Anjos Costa da Cruz, matriarca da comunidade
Além de uma rica história, a comunidade é uma das principais parceiras dos movimentos sociais e sindicais da cidade.

 http://www.sindsep.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário