quinta-feira, 19 de maio de 2016

Assembleia recebe 30 alunos da Escola Rita de Cássia, de Caucaia.

Alunos visitam a ALCEAlunos visitam a ALCEFoto: Bia Medeiros
A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (19/05), 30 estudantes do nono ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Rita de Cássia Brasileiro Pontes, localizada no bairro Araturi, em Caucaia. A visita faz parte do projeto O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).
Os alunos foram recepcionados pelo deputado Dr. Santana (PT) que apresentou algumas noções sobre o funcionamento dos poderes legislativos municipais, estaduais e federal.
Ele falou ainda sobre matéria que tramita atualmente na Assembleia  para regulamentar o saneamento básico e o destino de resíduos sólidos, que trará impacto positivo na vida de todo o Estado.
Segundo explicou, em todas as cidades há áreas sem sistemas de esgotos, que podem trazer doenças para toda a comunidade. “Há oito doenças que são transmitidas diretamente pela água, fora a proliferação de insetos que são vetores de enfermidades”, disse o deputado, ressaltando o projeto em debate busca contribuir para resolver esses problemas.
O parlamentar também respondeu a questões levantadas por estudantes. Questionado pela aluna Maria Deisilene de Sousa Maia, 14, sobre os recursos para a educação, ele esclareceu que as verbas para o área são determinadas por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, obedecendo as vinculações constitucionais.
“Estados e municípios são obrigados pela legislação a aplicar pelo menos 25% das receitas na área de educação. Mas, infelizmente, o atual governo interino está querendo desvincular estas verbas, para prefeitos e governadores gastarem como bem quiser”, disse.         
Deisilene revelou que teve interesse de conhecer o Legislativo porque queria saber qual a participação dos deputados para resolver os problemas da área da educação. Ela também se disse motivada porque quer entender o que  está acontecendo no cenário político nacional. “Também quero ter o direito de opinar sobre o que penso  desta crise”, afirmou.
A professora de geografia Claudene Ricardo informou que buscou trazer os alunos à Assembleia diante dos questionamentos que têm surgido em sala de aula sobre a política nacional. Ela contou que esta foi a primeira visita realizada pela escola Rita de Cássia, mas espera repetir com novas turmas.
Na parte da tarde, também participaram do projeto 39 estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental I e II, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Bairro Granja Lisboa, de Fortaleza. Acompanharam os alunos o professor de Língua Portuguesa, José Gilson, e o professor de História, Darlin Sousa.
A equipe do Memorial é formada por Socorro Medeiros, Ivana Costa, Germana Pontes, Rubens Rocha e Carlos Pontes.
JS/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário