terça-feira, 31 de maio de 2016

Descarregador de Minério de Ferro chega ao Porto do Pecém.


RCSU 03M SOBRE TRILHOS 3

Em uma operação de grande complexidade, o Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu o Descarregador de Minério de Ferro, que irá possibilitar o descarregamento de navios com minério de ferro para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Este equipamento atende a condições do Termo de Compromisso firmado pelo Estado para garantir a implantação da Siderúrgica no Ceará.

A operação de descarga do equipamento teve início na quarta-feira (25), sendo concluída no sábado (28), conforme previsto no cronograma operacional da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), em parceria com a fabricante TENOVA . "O Porto do Pecém se mostra um dos terminais mais preparados do país, tendo realizado com competência a operação de recebimento do descarregador", comemora o secretário da Infraestrutura, André Facó.

Pesando cerca de 2 mil toneladas e com 40 metros de altura, o Descarregador de Minério de Ferro chegou ao Porto através do navio Jumbo Jubilee, já com 95% dos seus componentes pré-montados. O equipamento foi descarregado no Berço 2 do Píer 1 do Porto do Pecém, de onde irá retirar o insumo dos navios e colocá-los em uma correia transportadora específica, e será transportado por 9 km até um ponto previamente definido no Setor 1 do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Essa é uma operação inédita. Nunca havíamos recebido um equipamento dessa magnitude. O êxito do trabalho confirma a competência da equipe que opera o terminal do Pecém”, observa Facó.

O Porto do Pecém já conta com um equipamento destinado à descarga contínua de carvão mineral na tecnologia de rosca transportadora. O novo Descarregador também opera de forma contínua, porém utilizando a tecnologia de elevador de canecas (do tipo bota), o que evitará o derramamento e a emissão de particulados ao meio ambiente durante a descarga de navios. Ele irá operar sobre trilhos, e tem capacidade nominal de descarregar até 2.400 toneladas/hora de minério de ferro.


Operação assistida

A expectativa é que, até o início de julho, seja iniciado o processo de operação assistida do Descarregador de Minério, já com carga. A partir do início de sua operação, o Porto do Pecém deverá passar a descarregar 5 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano.
 




32.05.2016


Marco da Escóssia - CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA
Tel.: (85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace

Nenhum comentário:

Postar um comentário