quarta-feira, 26 de setembro de 2018

IFCE Caucaia realça Setembro Azul

“Linguagem de sinais em foco” foi o tema das atividades voltadas ao Setembro Azul, realizadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus de Caucaia do IFCE. Duas palestras com especialistas na área e um debate, no último dia 19, movimentaram a unidade, reunindo alunos, servidores e comunidade externa em torno da importância da adoção de práticas inclusivas.
A primeira palestra foi proferida pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Katia Lucy. Doutoranda em Estudos da Tradução, ela abordou a “Oficialização das Línguas de Sinais na América Latina”. Em seguida, o professor do IFCE João Martins de Morais Neto, especialista em Libras, Tradução e Interpretação, falou sobre “Ingresso e Permanência dos Surdos no IFCE”. Logo após, ambos participaram de debate com os presentes.
Sobre o mês
A Federação Mundial de Surdos (WDF) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data é lembrada com manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo. O objetivo é garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas.
No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 2002. E, em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626 que a regulamentou. No mês de setembro, ou “Setembro Azul”, comemoram-se ainda as seguintes datas: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21; Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), 26; e Dia Internacional do Surdo, 30.

Luís Carlos de Freitas - Campus de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário