quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Congresso médico em Caucaia discute financiamento de transplantes

Documento foi elaborado para mostrar a necessidade de criação de novos leitos para realização de transplantes
TRANSPLANTE
Discutir formas de investimento em transplante de fígado, ampliando o acesso dos pacientes ao procedimento é um dos objetivos do 8º Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. O encontro acontece de hoje até sábado, 18, no hotel Vila Galé, no Cumbuco, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

O evento, que tem apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), terá participação dos principais serviços de transplante do Brasil e de cirurgiões de instituições internacionais, como o Kings College, de Londres, e a Universidade de Miami.
Segundo o presidente do congresso, professor Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, são esperados cerca de 600 participantes. Entre os temas a serem debatidos estão os transplantes intestinal, multivisceral e pediátrico, além de hepatite fulminante e infecções.
Ontem foi lançada, na Câmara Técnica do Fígado, evento que antecedeu o congresso, a Carta de Cumbuco. O documento discute a política e o financiamento de transplantes. “Achamos que não existe uma auditoria de resultados dos transplantes”, avalia Garcia. De acordo com ele, o transplante de fígado é um procedimento caro e é necessário desenvolver formas mais econômicas de realizá-lo.
Doações
A previsão é de que, em 2014, o Brasil não consiga atingir a meta de doações de órgãos prevista para o ano, que é de 15 por milhão de população (PMP). O mais recente relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), relativo ao primeiro semestre, indica que a taxa do País chegou a 13,5 doadores efetivos PMP.
O Ceará se destaca no cenário nacional, com índices superiores a 20 transplantantes PMP. No caso dos transplantes de fígado, o Estado é referência graças ao trabalho do HUWC. Em 2013, a unidade da UFC foi a que mais realizou transplantes de fígado em toda a América Latina, com 134 procedimentos. O número fez a instituição superar unidades como o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
Até ontem, em 2014 o HUWC realizou 124 procedimentos do tipo. A expectativa é de seja ultrapassada a marca do ano passado.
Fonte: O Povo e JMUNICIPIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário