quarta-feira, 29 de outubro de 2014

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: Taxa de desemprego recua 0,1% em setembro

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou uma leve queda em setembro, passando de 8,2%, em agosto, para 8,1% no mês passado. Conforme dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgado, nesta quarta-feira (29), pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a redução no índice é considerada estável por apresentar uma variação pouco expressiva.  
Em números absolutos, o número de desempregados na RMF, de agosto à setembro de 2014, caiu de 153 mil para os atuais 152 mil. No entanto, o contingente é 8,57% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número de desempregados, em setembro, era de 140 mil.
Embora a taxa tenha caído e o contingente de desempregados também tenha enfrentado baixa, o cenário não pode ser encarado como favorável, considerando  que o mercado de trabalho passa por um processo de precarização, pois, apesar de apresentar elevação no número de empregos com carteira assinada, três mil novos postos, cerca de nove mil empregos sem carteira assinada foram gerados na Região Metropolitana, no último mês. Os empregos domésticos e os autônomos também cresceram em setembro, apresentando varição de oito mil e dois mil novos postos respectivamente. 
Setores como Construção, Indústria e Comércio criaram juntos cerca de 18 mil novas vagas, no entanto, o setor Serviços foi o único que apresentou queda, sendo responsável pela eliminação de seis mil postos de empregos. 
Rendimento em agosto
No mês de agosto, em comparação com julho, o rendimento médio real dos ocupados e assalariados diminuiu 2,8% e 2,5% respectivamente. O setor da Indústria apresentou aumento de 1% para o mesmo índice, enquanto que Serviços e Comércio sofreram redução de 3,9% e 2% respectivamente.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário