sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Caucaia: Sete municípios da RMF são beneficiados com projeto educacional do MP e Instituto Myra Eliane

Correntes educacionais modernas defendem a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação. A tendência chega ao Ceará no projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em parceria com o Instituto Myra Eliane. A iniciativa foi lançada na manhã desta sexta-feira, 10, em solenidade no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro José Bonifácio. 
Representantes de sete municipios da Região Metropolina de Fortaleza (RMF) estiveram presentes no evento. As localidades se comprometeram com a inserção de normas que garantem a adequação do projeto pedagógico nas legislações municipais. Assim, todas as creches ou pré-escolas de Caucaia, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Pindoretama, Maracanaú e Aquiraz serão beneficiadas. Gestores de escolas destas cidades vão receber formação e repassar a metodologia para as instituições de ensino. Além disso, todos os alunos receberão material didático próprio do projeto. 
  
As ações do projeto visam a garantir valores morais e éticos como base pedagógica da educação infantil. Segundo Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane, o “Valores Humanos na Educação Infantil” surge a partir da compreensão de que a formação do caráter do indivíduo tem relação direta com os valores formados na primeira infância. "Nessa época, valores humanos têm que ser repassados, como amor, verdade, paz, compreensão, tolerância, correção e não violência, trabalhando o orgulho e a autoestima das crianças", explica.
  
Na prática, conteúdo especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças serão adicionados ao projeto pedagógico. Em paralelo, o Instituto Myra Eliane construirá uma creche infantil modelo na comunidade do Dendê, em Fortaleza. A Capital aderiu ao projeto ainda no ano passado. “Nosso objetivo é ter a escola Olga e Parsifal Barroso funcionando ainda no primeiro semestre de 2017, atendendo crianças dos bairros próximos”, completa Igor.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário