sexta-feira, 3 de julho de 2020

MPCE recomenda medidas de proteção à comunidade circense em Santana do Acaraú

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de justiça da comarca de Santana do Acaraú José Borges de Morais Júnior, expediu, no dia 26 de junho de 2020, uma Recomendação Ministerial, ao prefeito daquele município, à secretária municipal do Trabalho e da Assistência Social, ao secretário de Saúde e à secretária de Cultura do Município de Santana do Acaraú, para que elaborem e efetivem o Plano Contingencial para prover a comunidade circense do Município de Santana do Acaraú durante o período da pandemia da COVID-19, com apoio às necessidades básicas, notadamente segurança alimentar e saúde. 
Desta forma, o MPCE acompanhará a adoção de medidas e estratégias adotadas pelo Município de Santana do Acaraú, no sentido de minimizar os danos causados pela crise sanitária provocada pelo Coronavírus (COVID-19) à população circense do Circo Sorriso Tropical da cidade de Santana do Acaraú. O promotor de justiça requisitou às autoridades municipais para que, no prazo de cinco dias, comunique à Promotoria, utilizando-se do e-mail prom.santanadoacarau@mpce.mp.br, a partir do recebimento da Recomendação, sobre o seu acatamento. 
Cópias da documentação foram encaminhadas para o presidente da Câmara Municipal de Santana do Acaraú e para o procurador-geral do Município. José Borges alerta, desde logo, que eventual descumprimento da presente recomendação importará na tomada das medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive no sentido de apuração de responsabilidades civil, administrativa e criminal dos agentes públicos, que, por ação ou omissão, caso o ente municipal não adote todas as medidas necessárias em relação ao objeto da presente recomendação, sem prejuízo de outras sanções cabíveis. 
A partir do documento, os gestores municipais deverão garantir o acesso aos serviços de saúde às famílias do citado circo de forma não condicionada à comprovação de endereço, conforme preconizado pela Portaria nº 940, de 28 de abril de 2011; implementar a visita de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na localidade onde se encontra o Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú para o fornecimento de álcool em gel e máscaras para as famílias moradoras no circo mencionado; buscar contato com as lideranças das comunidades circenses para construção conjunta das ações de prevenção e cuidado ao COVID-19, adaptando as recomendações de acordo com cada contexto e cultura; e trabalhar de forma intersetorial com as demais políticas públicas que atendem essas populações no território. 
Além disso, o poder público deve estabelecer equipe de referência na Atenção Primária à Saúde para a população circense, realizando visitas periódicas para busca ativa de casos e realização de demais processos de trabalho estabelecidos nas notas técnicas orientadoras aos serviços de atenção primária disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus; ofertar a vacinação às famílias residentes no circo contra a influenza, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, aos povos e comunidades tradicionais, construindo estratégias de vacinação in loco nas comunidades circenses conforme possibilidade; estabelecer agenda de visitas periódicas ao circo pela equipe de atenção primária de referência como forma de realizar busca ativa de casos suspeitos, bem como realizar as demais ações orientadas aos serviços de atenção primária à saúde pela SES e disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus; 
A secretária do Trabalho e de Assistência Social de Santana do Acaraú deve prestar serviços de Proteção Social Básica, conferindo os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de obter informações iniciais sobre a presença de famílias que moram no circo e atentar para as ações direcionadas ao povo circense. Também precisa auxiliar no cadastro para o recebimento do benefício emergencial a ser pago pelo Governo Federal às pessoas que fazem parte do referido circo, disponibilizando, temporariamente, os espaços públicos onde ele se encontra e auxiliar nas tratativas das áreas privadas para que o referido circo possa se fixar durante o período de enfrentamento da pandemia, a fim de evitar trânsito e alta mobilidade. 
A Prefeitura deve orientar as fornecedoras de água e energia locais, que façam as ligações para as famílias circenses por meio de pagamento no fim de cada mês de acordo com o consumo, já que atualmente os circos pagam antecipadamente, bem como que seja permitida a utilização da energia e água já instalados nos espaços públicos com pagamento proporcional; organizar meios para que o atendimento à comunidade circense do Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú, construindo estratégias de garantia à sua subsistência, visto a suspensão dos espetáculos e perda de sua principal fonte de renda. 
Quanto aos serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, deve-se atentar para possíveis situações de violação de direitos aos povos do circo nos processos de prevenção e cuidado ao COVID-19, definindo os encaminhamentos necessários para este fim; buscar entender as especificidades das famílias circenses para apreender os tipos e categorias de violência e violações, bem como atuação em casos de abandono, violência intrafamiliar, maus tratos, situação de rua e trabalho infantil. 
Serão adequadas as metodologias tendo em vista o relativismo cultural, levando a este público oferta de serviços, programas e projetos especializados, que tem por objetivo de contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos; buscar informações sobre as famílias circenses que circulam em seu município, buscando entender sua história, divisão social do trabalho, organização política, tradições, valores e simbologias ofertando, de forma articulada com a saúde, informações e orientações sobre o COVID-19. 
Para tanto, recomendou-se a continuidade do funcionamento dos equipamentos de proteção especial, ainda que com a alteração deste funcionamento a fim de respeitar as orientações de medidas de segurança. Nessa linha, ainda que considerando a particular situação de vulnerabilidade histórica desses povos, as medidas de segurança devem ser respeitadas nos equipamentos, bem como as demais recomendações acima estabelecidas pela Proteção Social Básica. Em casos de violações de direitos que estejam tipificados na legislação, continua essencial que se comunique os atores de competências legais definidas. 
À Secretaria de Cultura de Santana do Acaraú foi recomendado o fornecimento de cestas básicas e auxílios emergenciais às famílias do circo, além de prorrogar os prazos de permanência nos terrenos, para que o Circo Sorriso Tropical de Santana do Acaraú possa continuar instalado por tempo indeterminado, seguindo as orientações dos governos estadual e municipal acerca do isolamento social e a quarentena onde se encontra o referido circo. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

Prefeito entrega 18 equipamentos públicos à população nesta sexta (03)

O Prefeito Naumi Amorim entregou nesta sexta-feira (03) 18 equipamentos públicos em diversos bairros e localidades de Caucaia. Foram eles, as novas instalações de três quadras poliesportivas das Escolas Domingos Abreu Brasileiro, na Primavera, Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Parque Albano, e Nely Caula de Carvalho, no Mestre Antônio, além de 10 Agências do Correio Comunitário, a sinalização turística do Sítios Novos, incluindo a Rua Júlio Lima, que foi totalmente revitalizada com pedra tosca, e a reforma da creche Nedi Hilda Rodrigues de Sousa e da Areninha do Povo, ambos na Catuana. 
“Dia após dia estamos apresentando resultados concretos para toda a população. Todas estas obras que entregamos hoje comprova que trabalhamos em diferentes segmentos para oferecer da melhor forma, serviços que garantam o bem estar da população, em todos os sentidos”, disse o Prefeito Naumi Amorim. 
As quadras poliesportivas receberam melhorias no teto, piso, traves, alambrados e tabelas, além de reparos em todo o sistema elétrico e hidráulico, a fim de possibilitar melhor condição de uso por parte de alunos e moradores do entorno. Os trabalhos foram realizados por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME). 
“Nós sabemos o quanto é importante o esporte para os alunos e a comunidade. Uma quadra reformada garante mais conforto e segurança para quem utiliza o equipamento”, disse o prefeito Naumi Amorim. Outras 27 quadras poliesportivas da rede municipal de ensino seguem com as obras em andamento.
Já as obras de revitalização das agências do Correio Comunitário, foram realizadas por meio da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Os equipamentos receberam nova cobertura (madeira e telhados), cerâmica de piso, reforma do banheiro e serviços de pintura.
O Prefeito Naumi Amorim esteve na Agência do Sítios Novos, entregando simbolicamente os outros 10 equipamentos. “Agora, a população contará com prédios mais confortáveis e os funcionários mais tranquilos em poderem trabalhar em um ambiente aconchegante”, disse. Os Correios Comunitários foram criados para atender às comunidades distantes da Sede aonde os serviços dos Correios não chegam. As outras agências reformadas estão localizadas em Catuana, Primavera, Cipó, Bom Princípio, Tucunduba, Mirambé, Caraussanga e Tabuleiro Grande, e atendem diretamente 42 comunidades caucaienses.
Na Catuana, a Areninha do Povo foi totalmente revitalizada, recebendo novo gramado, traves, arquibancadas e iluminação. Além dos reparos em sua estrutura, a Creche Nedi Hilda Rodrigues de Sousa, também foi ampliada. “A população desta região poderá contar com dois equipamentos totalmente novos, que garantem mais saúde na prática de esportes com a Areninha e educação com a creche equipada para as nossas crianças”, finalizou o Prefeito Naumi Amorim.

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Nutricionista da AL recomenda medidas para alimentação segura fora de casa

A Fase 3 do plano de retomada da economia do Governo do Estado após os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19 vai permitir a abertura de estabelecimentos comerciais do setor de alimentação, como bares, restaurantes e barracas de praia. Apesar da exigência de vários protocolos para garantir a segurança de clientes e funcionários para a reabertura desses estabelecimentos, todos precisam continuar atentos para que o retorno às atividades não regrida e medidas mais restritivas precisem ser adotadas pelas autoridades sanitárias e pelo Governo do Estado. 
A nutricionista Gisele Pacheco, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta algumas orientações para as pessoas que forem buscar uma refeição fora de casa. A primeira recomendação é procurar por locais já conhecidos antes do surgimento da pandemia.
Além disso, Gisele Pacheco considera como medidas imprescindíveis  o distanciamento das mesas, de forma a não permitir aglomerações, e o controle de entrada e saída dos clientes. “Antes de sair de casa, ligue para saber como está o funcionamento do bar ou restaurante”, recomenda.
A nutricionista lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio. Gisele Pacheco lembra também que não se deve usar a mesma máscara após a refeição. Por isso, é importante ter uma de reserva na bolsa, com o cuidado de guardar a máscara usada anteriormente dentro de um saquinho, para evitar contágio.
A profissional também indica recomenda lavar bem as mãos tanto ao entrar como ao sair do ambiente.
E para aquelas pessoas que costumam fazer pedidos de alimentos por aplicativo, a nutricionista afirma que é importante comprar sempre em locais conhecidos e de boa procedência, ou seja, locais onde a manipulação dos alimentos é feita de forma correta. "Quando você receber esse alimento, deve fazer a higienização da embalagem com uma solução composta por água natural misturada com água sanitária, sendo duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água", informa.
A solução, acrescenta a nutricionista, deve ser borrifada na embalagem do alimento, mesmo em embalagens de papelão, e depois deve ser feita a limpeza com uma pano seco.  
WR/Comunicação Interna/LF

Atendimento a gestantes de alto risco contará com Teleconsulta

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está implantando em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) o atendimento às gestantes de alto risco por meio do Teleconsulta.
Durante suas consultas rotineiras com os médicos da Atenção Primária de Caucaia, as gestantes também contarão com atendimento de especialista em ginecologia e obstetrícia do Hospital Geral Dr. Cesar Cals, por meio de vídeo conferência. 
O objetivo da parceria com a instituição é a redução do tempo de espera para consultas especializadas para grávidas de alto risco que são realizadas no Hospital Geral e evitar o deslocamento em longas distâncias para a paciente. 
“Sabemos que hoje há grande dificuldade destas pacientes serem referenciadas para serviços de excelência como o Hospital Geral César Cals, além de outras barreiras como grande tempo de espera, o restrito acesso e a distância que a gestante precisa percorrer para ter uma avaliação no serviço especializado”, comentou o titular da SMS, Moacir Soares. 
Ele ressalta que o atendimento à gestante “será duplicado”. “Serão dois profissionais médicos que poderão discutir os casos da paciente, tirar as dúvidas e dar maior resolutividade, sem que a gestante precise se deslocar para ter o atendimento no hospital”, descreveu Moacir.
Ainda segundo o secretário, o projeto poderá ser estendido para outras UAPS do município. “Não há duvida que a telemedicina é o caminho para aumentar a qualidade, a resolutividade e, sobretudo, encurtar caminhos”, finaliza.
 
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Plantão garante atendimento do Judiciário na Capital e Interior no fim de semana

Unidades do Poder Judiciário estadual funcionam, em regime de plantão eletrônico (e não presencial), neste sábado e domingo (04 e 05/07). Na Capital, o serviço é disponibilizado no segundo grau, com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará, que apreciam casos de urgência cíveis e criminais, e no primeiro grau, com juízes que atuam separadamente em casos cíveis e criminais. Já no Interior, o plantão é assegurado por 20 Núcleos Regionais que abrangem todas as comarcas.
Excepcionalmente, durante o distanciamento social de enfrentamento à Covid-19, os atendimentos ocorrem de forma remota. Clique aqui para buscar os contatos das unidades e magistrados de plantão ou acesse no banner acima, no site do TJCE. A lista de contatos é organizada pela ordem alfabética das comarcas. Através dos comandos de pesquisa no leitor de arquivos em formato PDF, é possível buscar o contato pelo nome da unidade.
Durante a semana, o plantão é extraordinário em todas as unidades judiciárias do Ceará, conforme a Portaria nº 514/2020 da Presidência do Tribunal, que atende à Resolução nº 313 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é prevenir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid – 19) e garantir o acesso à Justiça durante o período emergencial de saúde pública.
TJCE – 2º GRAU (CÍVEL E CRIMINAL)
Plantonista sábado (04/07): Desembargador Francisco Carneiro Lima
Plantonista domingo (05/07): Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato
Atendimento: casos cíveis e criminais de competência do Tribunal de Justiça
Horário: 12h às 18h
COMARCA DE FORTALEZA – 1º GRAU (CÍVEL)
Horário: 12h às 18h
Atendimento: casos cíveis, incluindo pedidos no âmbito da infância e da juventude
Plantonistas sábado (04/07): Juízes Paulo Sérgio dos Reis (6º Juizado Especial Cível) e José Evandro Nogueira Lima Filho (9º Juizado Especial Cível).
Plantonistas domingos (05/07): Juíza Jovina D’avila Borboni (5º Juizado Auxiliar das Unidades dos Juizados Especiais Cíveis; Juizados Especiais Criminais; Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais) e juiz Alisson do Valle Simeão (5ª Vara Cível).
COMARCA DE FORTALEZA – 1º GRAU (CRIMINAL)
Horário: 8h às 14h
Atendimento: casos criminais
Plantonistas sábado (04/07): Juízes Welton José da Silva Favacho (2º Juizado Auxiliar das Varas Criminais; de Delitos de Tráfico de Drogas; de Penas Alternativas e da Auditoria Militar e da Auditoria Militar e da Vara de Delitos de Organizações Criminosas) e Antônio Josimar Almeida Alves (2a Vara do Júri).
Plantonistas domingo (05/07): Juízes José Ronald Cavalcante Soares Júnior (Auxiliar Privativo da 2ª Vara do Júri) e Victor Nunes Barroso (3ª Vara do Júri).
PLANTÃO NO INTERIOR
Unidades no Interior estão divididas em 20 Núcleos Regionais. Em cada Núcleo funciona uma unidade judiciária para atender a região. O serviço funcionará, no final de semana, no sábado (04/07), e no domingo (05/07), das 8h às 14h, também de forma eletrônica. Confira abaixo:
1° Núcleo Regional
1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte
Juíza Plantonista: Larissa Braga Costa de Oliveira
2º Núcleo Regional
3ª Vara Única de Campos Sales
Juíza Plantonista: Samara Costa Maia
3o Núcleo Regional
1ª Vara de Acopiara
Juíza Plantonista: Karla Cristina de Oliveira
4º Núcleo Regional
Vara Única de Milagres
Juiz Plantonista: Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos
5º Núcleo Regional
1ª Vara de Icó
Juiz Plantonista: Francisco Ireilton Bezerra Freire
6º Núcleo Regional
1ª Vara de Boa Viagem
Juíza Plantonista: Carlos Henrique Neves Gondim
7º Núcleo Regional
1ª Vara de Baturité
Juíza Plantonista: Verônica Margarida Costa de Moraes
8º Núcleo Regional
1ª Vara de Limoeiro do Norte
Juíza Plantonista: Gerana Celly Dantas da Cunha Veríssimo
9º Núcleo Regional
2ª Vara de Beberibe
Juiz Plantonista: Wilson de Alencar Aragão
10º Núcleo Regional
3ª Vara Cível de Maracanaú
Juíza Plantonista: Regma Aguiar Janebro
11º Núcleo Regional
1ª Vara de Eusébio
Juiz Plantonista: Henrique Botelho Romcy
12º Núcleo Regional
Vara Única de Paracuru
Juíza Plantonista: Bruna dos Santos Costa
13º Núcleo Regional
2ª Vara de Itapipoca
Juiz Plantonista: Gonçalo Benício de Melo Neto
14º Núcleo Regional
3ª Vara Cível de Sobral
Juiz Plantonista: Aldenor Sombra de Oliveira
15º Núcleo Regional
1ª Vara de Camocim
Juiz Plantonista: Mikhail de Alencar Torres
16º Núcleo Regional
Vara Única de Ibiapina
Juiz Plantonista: Anderson Alexandre Nascimento Silva
17º Núcleo Regional
Vara Única de Mucambo
Juiz Plantonista: Antônio Edilberto Oliveira Lima
18º Núcleo Regional
1ª Vara de Nova Russas
Juíza Plantonista: Rafaela Benevides Caracas Pequeno
19º Núcleo Regional
1ª Vara de Mombaça
Juíza Plantonista: Carolina Vilela Chaves Marcelino
20° Núcleo Regional
1ª Vara de Santa Quitéria
Juiz Plantonista: Isaac de Medeiros Santos

tjce

Programa Morar Dias apresenta história do Sobrado de Pernambuquinho

O oitavo episódio do programa Morar Dias, do Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), apresenta neste sábado (04/07), às 20h, a história do Sítio Recreio, tradicionalmente conhecido como Sobrado de Pernambuquinho ou casarão dos Chaves, localizado no Maciço de Baturité. O episódio também mostra como várias pessoas de uma família podem desfrutar seus dias em uma mesma casa.
A residência foi construída por padres pernambucanos no ano de 1873. Nessa época, o sítio tinha como objetivo servir, inicialmente, como casa paroquial e depois como escola, mas essa ideia não deu certo por falta de alunos. Após algum tempo, os religiosos venderam a propriedade para o Dr. Otávio Lobo, e, em 1940, o sítio foi adquirido por Lauro e Carmem Chaves.
Segundo o arquiteto Marcelo Capasso, a casa encanta pelo grande porte e é carinhosamente conhecida como um sobrado, mas na verdade não se enquadra nesse tipo de construção. Ele também explica que apesar de o imóvel estar localizado numa região serrana, a aparência remete a imóveis urbanos da segunda metade do século XIX.
Para Isabel Chaves, neta de Lauro e Carmem, a residência representa a união da família. “Esses valores permanecem preservados por todos que frequentam o Sítio Recreio”, declara.
O programa Morar Dias vai ao ar no sábado (04/07), às 20h, com reprise no domingo (05/07), às 22h. Tem direção geral, revisão e sonorização de Angela Gurgel; produção de Janaína Gouveia; edição de vídeo de Daniel
Cardoso; direção de fotografia de Cristiano Freitas e Vinícius Augusto Bozzo que, também, foi responsável pela finalização. As imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo), Daniel Cardoso (Drone), Marcelo Alves e o som direto de Arlindo Orlando (MT Vídeo).
WT/LF

Prefeito entrega reforma do Correio Comunitário do Sítios Novos nesta sexta (03)

O Prefeito Naumi Amorim entrega nesta sexta-feira (03) às 9h30 a reforma da agência do Correio Comunitário localizada no Sítios Novos. A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), reformou outras 8 agências do total de 13 existentes no município. 
As unidades receberam reconstrução das cobertas (madeira e telhados), nova cerâmica de piso, reforma do banheiro e serviços de pintura. As outras agências reformadas estão localizadas em Catuana, Primavera, Cipó, Bom Princípio, Tucunduba, Mirambé, Caraussanga e Tabuleiro Grande.
“As reformas vão assegurar que as pessoas continuem recebendo suas correspondências e encomendas para quem mora longe da Sede e tem dificuldade de transporte”, comentou o Prefeito Naumi Amorim.
Os Correios Comunitários foram criados para atenderem às comunidades distantes da Sede aonde os serviços dos Correios não chegam. “A nova estrutura da agência garante melhor conforto aos profissionais e também um melhor serviço a população que precisa de serviços postais”, disse o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros.
SERVIÇO
PREFEITO ENTREGA REFORMA DA AGÊNCIA DO CORREIO COMUNITÁRIO NO SÍTIOS NOVOS

Quando: sexta-feira (03) às 9h30.
Endereço: Rua do Mercado, nº 1165. Sítios Novos.
 
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quinta-feira, 2 de julho de 2020

Aeris compra instalações da Wobben no Pecém e inicia operações na planta industrial em agosto

Como parte do plano de expansão da empresa que tem se acelerado nos últimos três anos, a Aeris, fabricante de pás eólicas localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), comprou as instalações da Wobben Windpower, indústria do segmento que produzia aerogeradores na região, localizada a 7km da sede da Aeris. Os galpões existentes serão adaptados de acordo com o padrão Aeris, a fim de iniciar as operações no começo de agosto.

Segundo o diretor comercial da Aeris, Bruno Vilela, a iniciativa é consequência do aumento da demanda pela produção. “Nós já estávamos planejando a expansão da nossa fábrica, pois firmamos novos contratos e precisávamos aumentar a produção para atender esses clientes. Vimos nessa aquisição a possibilidade de expandir nossa capacidade produtiva em um tempo mais curto, uma vez que as instalações da Wobben atendem às necessidades do nosso negócio”, esclarece Vilela.

Atualmente, a Aeris opera em uma área de 900.000m² e, com a aquisição da planta industrial da Wobben, vai somar outros 212.100m² hectares. Com as novas instalações, a fábrica terá condições de ampliar sua produção. Outro ponto importante é o incremento que essa expansão vai trazer no quadro de colaboradores, a expectativa é que sejam criadas cerca de 500 novas vagas até o fim do ano, fazendo com que a Aeris finalize 2020 com quase 5.000 funcionários.

“A Aeris está sempre em busca de evolução e essa aquisição é um importante passo para a expansão do nosso negócio e dos nossos objetivos estratégicos. Em 2018, lançamos o Programa Ventos sem Fronteira, tendo como pilares a eficiência operacional, o protagonismo e a perenidade cujo o grande objetivo é nos tornarmos, até 2023, uma empresa de presença global. Desde então, temos alinhado todas as nossas decisões com foco nesse objetivo e acredito que essa aquisição vai nos aproximar ainda mais desse horizonte”, reforça o presidente da Aeris, Alexandre Sarnes Negrão.

Sobre a Aeris

Fundada em 2010, a fabricante de pás eólicas está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Com quase 4.500 colaboradores e 900.000m² de área instalada, possui infraestrutura completa para o fornecimento dos mercados nacional e internacional, oferecendo um ciclo logístico rápido e confiável para os parques eólicos. Signatária do Pacto Global da ONU, a empresa vem norteando sua atuação e seus processos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a Aeris tem como pilares a eficiência operacional, o protagonismo e a perenidade, com o objetivo de se tornar uma empresa de presença global. Através da Aeris Service, oferece ainda serviços profissionais de manutenção para atender fabricantes de pás, parques eólicos e grupos O&M (Operação e Manutenção). Ao longo dos seus 10 anos de atuação, a Aeris já conquistou importantes premiações como o título de segunda empresa mais sustentável do Brasil na categoria Bens de Capital, no Guia de Sustentabilidade da Revista Exame, em 2018, e o prêmio de terceira melhor empresa para trabalhar no Ceará pelo Great Place to Work (GPTW).

Vara de Jaguaribe realiza primeira audiência por videoconferência com jovens apreendidos

A Vara Única da Comarca de Jaguaribe realizou a primeira audiência de apresentação de dois adolescentes em conflito com lei durante o período de distanciamento social na Comarca, localizada 298 km de Fortaleza. A sessão ocorreu na segunda-feira, 29 de junho, por meio de sistema eletrônico de videoconferência (Webex Cisco) adotado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
As atividades, que seguiram as recomendações do TJCE e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram conduzidas pelo juiz Sérgio Augusto Furtado Neto Viana, que responde pela Vara. Também participaram o promotor de Justiça Daniel Porto e o advogado de defesa dos adolescentes, Alexandre Carvalho Alves.
Ainda de acordo com a Unidade, atendendo a todos os protocolos de prevenção do coronavírus, os jovens foram ouvidos na sala de audiências do Fórum da cidade, acompanhados dos pais. A sessão possibilitou que o ato ocorresse em prazo razoável, sobretudo por se tratar de processo da área da Infância e da Juventude, bem como porque o magistrado já havia decretado a internação provisória deles.
Além disso, durante a sessão virtual, o juiz recebeu a representação oferecida pelo Ministério Público do Estado, concedeu prazo para apresentação de defesa prévia e designou a audiência em continuação, que também será por videoconferência na quarta-feira, dia 8.
SAIBA MAIS
Audiência de apresentação: tem a finalidade de ouvir os adolescentes e os pais
Audiência em continuação: sessão para depoimentos das testemunhas de defesa e acusação, conforme o caso
Até 45 dias após a apreensão: esse é o prazo para a Justiça definir a situação dos jovens em conflito com a lei

tjce

Força Tática do 12ºBPM da PMCE apreende arma de fogo e simulacro usado durante assaltos em Caucaia

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Força Tática do 12º Batalhão Policial Militar (12ºBPM), apreendeu na noite de ontem, 01, uma arma de fogo e um simulacro de pistola usado para a prática de assaltos em Caucaia (CE). Na ação, o suspeito foi detido.
Por volta de 19h30min, em patrulhamento na rua Três, Esplanada do Araturi, os policiais militares avistaram indivíduos traficando drogas, momento em que, ao perceberem a presença policial, tentaram empreender fuga. Após incursão no matagal em busca dos suspeitos, um dos suspeitos foi abordado em posse da arma de fogo. Ele informou aos agentes de segurança ter escondido a droga no canto do muro do matagal e ainda possuir um simulacro de pistola em casa para ser utilizado em assaltos. Os PMs foram até o local, e com sua autorização, adentraram na residência, onde encontraram os seguintes materiais:
01 revólver cal. 38;
01 simulacro de pistola modelo 24/7;
05 munições;
45 trouxinhas de maconha (15g);
01 celular e
01 cédula de identificação de título eleitoral.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Caucaia. Na unidade policial ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo (art. 14 do Estatuto do Desarmamento), tráfico de drogas (art. 33 da Lei de Drogas) e por financiar organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850).
Assessoria de Comunicação da PMCE

Prefeito entrega novas quadras poliesportivas nesta sexta (03)

O Prefeito Naumi Amorim estrega nesta sexta-feira (03) as novas instalações das quadras poliesportivas de três escolas da rede municipal de ensino. São elas: Escola Domingos Abreu Brasileiro, no Primavera, Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Parque Albano, e Escola Nely Caula de Carvalho, no Mestre Antônio.
Foram realizadas melhorias no teto, piso, traves, alambrados e tabelas. Também foram feitos reparos em todo o sistema elétrico e hidráulico dos equipamentos a fim de possibilitar melhor condição de uso por parte de alunos e moradores do entorno. 
“Dia após dia estamos apresentando resultados concretos para toda a população. Uma quadra reformada promove melhorias não apenas para os alunos, mas para toda a comunidade que utiliza o equipamento”, afirma o prefeito Naumi Amorim. 
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME), segue executando serviços de reparo e manutenção de quadras poliesportivas da rede municipal de ensino. Atualmente, 27 quadras em 14 escolas estão com obras em andamento.
A restauração dos equipamentos integra o pacote de melhorias da atual gestão na rede municipal de ensino. Foram investidos mais de R$ 20 milhões em diversas escolas e anexos.
 
Quadras poliesportivas que serão entregues nesta sexta-feira (03):
Escola Domingos Abreu Brasileiro 
Endereço: BR 222, km 30, Primavera.
Quando: Sexta-feira (3), às 9 horas.
Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa
Endereço: Rua Pery, nº 951, Parque Albano. 
Quando: Sexta-feira (3), às 10 horas.
Escola Nely Caula de Carvalho 
Endereço: Rua Luiz Gomes da Silva, s/n – Mestre Antônio.
Quando: Sexta-feira (3) às 11 horas. 
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

PMCE retira de circulação mais uma arma de fogo em Caucaia

Na manhã de hoje, 02, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Força Tática do 12º Batalhão Policial Militar (12ºBPM), apreendeu mais uma arma de fogo em Caucaia (CE). Um revólver calibre .32 foi apreendido.
Durante saturação no bairro Padre Julio Maria, os policiais militares avistaram um homem apresentando atitudes suspeitas, momento em que, ao perceber a presença policial, iniciou uma tentativa de fuga. Na ação, ele tentou atirar contra os PMs que, de imediato, reagiram a injusta agressão, vindo a balear o suspeito na perna.
O acusado foi detido e conduzido para uma unidade hospitalar para receber os atendimentos médicos.
O caso foi registrado na Delegacia Metropolitana de Caucaia.
Assessoria de Comunicação da PMCE

Prefeitura entrega novas instalações de sete equipamentos de saúde

O Prefeito Naumi Amorim entregou para a população de Caucaia nesta quinta-feira (02/07) as novas instalações de seis Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) incluindo a Casa do Agente de Saúde, no Novo Pabussu, que foram totalmente reformadas e revitalizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“No início da nossa gestão, todos os postos de saúde de Caucaia estavam deteriorados. Hoje observamos que as reformas trouxeram mais conforto para os profissionais e a população. Quando revitalizamos um posto de saúde levamos mais respeito para população. Queremos atender o público da melhor forma possível”, disse o Prefeito Naumi Amorim. 
Os equipamentos que receberam novas estruturas elétrica e hidráulica, pintura e mobiliário foram: UAPS Maria dos Passos Matias Gomes, no Novo Pabussu, UAPS Rita de Cássia Oliveira Eugênia, no Mestre Antônio, UAPS Tecla Gonzaga Sales, no Tabuleiro Grande, UAPS Planalto Cauipe, no Planalto Cauipe, UAPS Maria Ferreira do Nascimento, no Matões, e UAPS Dr. Renato Braga, no Bom Princípio. 
Segundo o titular da pasta da saúde, Moacir Soares, todas as 47 UAPS de Caucaia estão reformadas. “Estes equipamentos sendo entregues representa a satisfação do trabalho cumprido. Os 47 postos de saúde estão completamente reformados e devidamente equipados com farmácias e equipes de profissionais de saúde completa”, ressaltou. 
A Casa do Agente de Saúde funciona como a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e há 10 anos não recebia nenhuma reforma. Caucaia possui 456 Agentes que utilizam o espaço para encontros mensais, reuniões e discussões em assembleias para planejamentos de ações da categoria.
"A categoria recebe com gratidão está reforma. A gestão municipal valoriza o ACS por entregar um espaço reformado que ficará para a classe. Foi um olho mais clínico da gestão municipal, que está de parabéns", disse o presidente da Associação dos ACS’s, Francisco Morais. "Este era um anseio da categoria que conseguimos atender. Estamos felizes em entregar o espaço reformado e com conforto para os ACS's", finalizou o prefeito Naumi Amorim.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Chaveiro Alvaro - 24 horas.


Nova creche no Bairro Picuí está em fase de conclusão

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME), está finalizando a construção de mais um creche para atender as crianças do município. A nova unidade, localizada no Bairro Picuí, está com mais de 90% de área construída. O município de Caucaia passará a contar com 27 creches.
“Um dos nossos principais objetivos é o cuidado à criança. Este é mais um equipamento que vai garantir atendimento em educação de qualidade e segurança para as mães e pais, por saberem que vão poder contar com um local com ótima estrutura e boa educação para seus filhos”, disse o Prefeito Naumi Amorim. 
Ele esteve no local acompanhando de perto o andamento das obras. “Mesmo diante da pandemia, não paramos os trabalhos. Quando retornamos com as aulas presenciais, as estruturas da nossa rede de ensino também estarão revitalizadas”, comenta.
Em 2018, a Prefeitura de Caucaia também inaugurou a Creche Tia Chiquinha, um anexo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria Inocência de Oliveira, na localidade de Coité Pedreiras. O espaço acolhe 82 crianças em tempo integral, do II ao V Infantil.
Ainda este ano (2020), todas as creches do município foram reequipadas com kits compostos por 100 utensílios de cozinha entre chaleira, cuscuzeira, escorredor de massas, frigideira, garrafa térmica, jarra para suco, panela de pressão, leiteira e potes multiuso. Também foram entregues para as creches, depósitos e mamadeiras. “São utensílios de qualidade que vão garantir um melhor armazenamento e conservação dos alimentos das nossas crianças”, comenta a titular da pasta, Camila Bezerra.
RECONHECIMENTO
Diante deste trabalho e diversas ações realizadas em Caucaia, o Prefeito Naumi Amorim foi reconhecido nesta quarta-feira (01) pela Fundação Abrinq, como o Prefeito Amigo da Criança por desenvolver projetos que garantem os direitos das crianças e adolescentes. 
“A construção desta nova creche faz parte de diversas ações que elaboramos e executamos desde o início de nossa gestão para o bem de nossas crianças de Caucaia. A prova disso vem em forma de reconhecimento de diversas instituições”, ressalta. 
 
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Prefeito Naumi Amorim é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança

O Prefeito Naumi Amorim foi reconhecido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente como Prefeito Amigo da Criança. A premiação reconhece os governantes que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas e metas estipuladas pela Fundação Abrinq ao longo dos quatro anos de gestão para o desenvolvimento de políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuindo para a melhoria de indicadores.
A Fundação avaliou seis ações desenvolvidas pela Prefeitura de Caucaia na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como planejamento de ações, investimento (Orçamento Criança e Adolescente - OCA), fortalecimento dos Conselhos, promoção de vidas saudáveis, acesso à educação de qualidade e proteção em situação de risco (Plano Municipal para Infância e Adolescência - PMIA).
Caucaia cumpriu todas as etapas do Programa Prefeito Amigo da Criança e atendeu satisfatoriamente aos seis questionários disponibilizados pela Fundação Abrinq. Com isso, Caucaia se consolidou com engajamento considerado ótimo.
“Desde o início de nossa gestão desenvolvemos diversas ações e políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes de Caucaia. Fico muito feliz por este reconhecimento da Fundação Abrinq. Mostra que estamos no caminho certo trabalhando pelo futuro das nossas crianças”, comentou o Prefeito Naumi Amorim.
Segundo o Prefeito, a premiação “é o reconhecimento dos esforços da gestão municipal no cumprimento de medidas que garantem uma melhor qualidade de vida para nossas crianças. Não podemos deixar de agradecer os nossos profissionais da educação, desenvolvimento social e saúde, que são os principais atores nesta conquista”, finalizou.
A 6ª Edição do Programa reconheceu 125 prefeitos e prefeitas no Brasil e no Ceará, Naumi está entre os 12 melhores prefeitos.
 
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Ferramenta eletrônica possibilita realizar seis audiências de instrução em único dia

Em cerca de seis horas, a 2ª Vara da Comarca de Baturité realizou seis teleaudiências de instrução e julgamentos, com sentenças proferidas, por meio da plataforma eletrônica WebEx-Cisco. O sistema conferiu celeridade à condução dos trabalhos. As oitivas foram conduzidas, no último dia 25, pela juíza titular Verônica Margarida Costa de Moraes. Para ela, a ferramenta “otimiza os serviços, na medida em que evita a prática de outros atos processuais, tais como expedição de carta precatória, bem como abrevia significativamente o tempo do processo”.
Cada teleaudiência teve a duração média de 1 hora. As partes foram ouvidas de suas residências e locais de trabalhos. O delegado Joel da Silva Morais foi testemunha em um dos processos e afirmou ter sido surpreendido com o que presenciou. “Não precisei me deslocar. Testemunhei do gabinete onde trabalho, sem nenhuma demora, com o sistema operante e ágil. Enfim, nada a reclamar e tudo a elogiar”. Também testemunha, o policial militar Iuri de Oliveira foi ouvido de dentro da viatura da Polícia, por meio de seu celular, enquanto fazia ronda pelo município de Baturité.
O advogado Paulo Roberto Rabelo Leal, que acompanhou uma das audiências de instrução, enfatizou a eficácia e praticidade dos trabalhos e afirmou que os serviços “não imprimiram prejuízo nenhum ao réu”. Para a realização das teleaudiências, a 2ª Vara de Baturité entrou em contato com as partes através de e-mail, telefone e WhatsApp.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou a plataforma WebEx-Cisco para as audiências por videoconferência, como ferramenta padrão durante o período de isolamento social, ocasionado pelo novo coronavírus. O sistema, protocolado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é indicado para oitivas de instrução envolvendo, principalmente, processos criminais com réus presos, representações da Infância e Juventude e audiências de conciliação.
SAIBA MAIS
Audiência de instrução e julgamento é uma sessão presidida por órgão jurisdicional, com a participação das partes, advogados, testemunhas e representantes de órgãos da Justiça.

tjce

Prefeitura entrega novas instalações de sete equipamentos de saúde nesta quinta (02)

O Prefeito Naumi Amorim visita nesta quinta-feira (02/07) as novas instalações de seis Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) que foram totalmente reformadas e revitalizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
São elas: UAPS Maria dos Passos Matias Gomes, no Novo Pabussu, UAPS Rita de Cássia Oliveira Eugênia, no Mestre Antônio, UAPS Tecla Gonzaga Sales, no Tabuleiro Grande, UAPS Planalto Cauipe, no Planalto Cauipe, UAPS Maria Ferreira do Nascimento, no Matões, e UAPS Dr. Renato Braga, no Bom Princípio. Os equipamentos receberam novas estruturas elétrica e hidráulica, pintura e mobiliário.
“Desde o início da nossa gestão mantemos a prioridade de reformar todos os postos de saúde para garantir um melhor atendimento à população e um ambiente de trabalho digno para os nossos profissionais da saúde”, comenta o Prefeito Naumi Amorim. 
A Casa do Agente de Saúde, no Novo Pabussu, também foi reformada e será visitada pelo Prefeito nesta quinta (02). No espaço funciona a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que há 10 anos não recebia nenhuma reforma. Caucaia possui 456 Agentes que utilizam o espaço para encontros mensais, reuniões e discussões em assembleias para planejamentos de ações da categoria.
"Este era um anseio da categoria que conseguimos atender. Estamos felizes em entregar o espaço reformado e com conforto para os ACS's", disse o prefeito Naumi Amorim. No total, 41 UAPS foram reformadas pela Secretaria de Saúde (SMS). “Nossa meta é concluir o ano com todas as 47 Unidades de saúde reformadas”, finalizou o titular da pasta, Moacir Soares. 
Confira as UAPS’s que foram reformadas:
UAPS Maria dos Passos Matias Gomes
Endereço: Rua da Consolação, s/n – Novo Pabussu
Quando: Quinta-feira (2), às 9 horas
Casa do Agente de Saúde
Endereço: Rua da Consolação, s/n – Novo Pabussu
Quando: Quinta-feira (2), às 9h 30min
UAPS Rita de Cássia Oliveira Eugênia
Endereço: Rua Maria Eliane Silva, s/n – Mestre Antônio
Quando: Quinta-feira (2), às 10 horas
UAPS Tecla Gonzaga Sales
Endereço: Estrada do Garrote, s/n, Tabuleiro Grande.
Quando: Quinta-feira (2), às 11 horas
UAPS Planalto Cauipe
Endereço: Rua Jerusalém, s/n – Planalto Cauipe
Quando: Quinta-feira (2), às 12 horas
UAPS Maria Ferreira do Nascimento
Endereço: Rua José Paulino de Morais, s/n - Matões
Quando: Quinta-feira (2), às 12h 30min
UAPS Dr. Renato Braga
Endereço: BR 020 , KM 28 – Bom Princípio. 
Quando: Quinta-feira (2), às 14 horas
 
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
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