sexta-feira, 15 de abril de 2011

Caucaia recebe Certificação Praia Limpa 2011/2012

Os freqüentadores das praias do Cumbuco, do Icaraí e de outras praias localizadas em Caucaia podem comemorar. O município foi um dos vencedores da Certificação Praia Limpa 2011/2012, ficando com a maior pontuação do programa coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do governo estadual. O município foi classificado na categoria “4 estrelas do mar”. Outros três municípios, Beberibe, Itarema e Paraipaba foram classificados com “3 estrelas do mar”. A entrega do diploma da Certificação Praia Limpa, instituída pela Lei Estadual nº 13.892, de 31 de maio de 2007, será entregue numa solenidade, em data a ser ainda definida pelo Conpam.

Dentre os quatro municípios finalistas, Caucaia foi o que alcançou maior Índice de Gestão Praia Limpa. Ao todo, 14 cidades, das 20 que possuem orla marítima no Estado, participaram do programa. A Prefeitura Municipal de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC), respondeu um questionário composto por perguntas sobre a adesão do município ao Projeto Orla, coordenado pelo Conpam no Ceará, além de questões a respeito da segurança alimentar das barracas e vendedores ambulantes, condições de esgotos e lixos, conservação de ecossistemas locais, segurança dos banhistas e controle de rodagem de veículos nas praias.

Após a análise dos questionários dos 14 municípios participantes pela Comissão Técnica do Programa, 10 municípios foram desclassificados e os quatro finalistas receberam visita de técnicos para verificação “in loco” das informações fornecidas pelos municípios pré-qualificados.

Além da Certificação Praia Limpa, o município recebeu em dezembro do ano passado a certificação do Programa Selo Verde 2010, também com a maior pontuação do Estado. No município de Caucaia, diversos programas e ações desenvolvidos pelas secretarias e entidades municipais se destacam para a obtenção dessas certificações, como a obra de contenção do mar no Icaraí e a obra de saneamento básico e de iluminação pública do Icaraí, Cumbuco e Tabuba. O IMAC desenvolve continuamente o Programa de Educação Ambiental, com a realização de campanhas de limpeza de praia, aulas de campo, fóruns com a participação da população e atividades lúdicas com alunos das escolas públicas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário