quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caucaia

Antigo povoado indígena da Nação Potiguar, conhecido sob o nome de Caucaias, foi encontrado pelos jesuítas no século XVIII que logo iniciaram a catequese. O povoado passou a chamar-se Vila Nova de Soure. Em 1758 os jesuítas são expulsos do Ceará e todas as aldeias e povoados por eles administrados foram elevados à categoria de Vila. Foi criado, então, o Município de Vila Nova de Soure, e em 1938 conquista o título de Cidade, com o nome de Caucaia.

Características

Suas praias estão entre as mais frequentadas, quer pelas suas amenas e límpidas águas do atlântico sul, quer pelas suas dunas de areia fixas e móveis, seus coqueirais, mangues e lagoas naturais que fazem deste lugar um paraíso de beleza indescritível.

Sua natureza favorece aos esportes de aventura, sejam movidos pelos ventos (wind-surf, hobbie-cat, laser), pelas correntes marítimas (regatas, surf) ou utilizando a topografia do terreno (rallies, trecking, trilhas ecológicas).

Turismo

As barracas de praia tem sempre grande movimento, devido sua excelente culinária típica e atrativos como shows de música ao vivo. São points de paquera. Outro programa muito comum por aqui é alugar um buggy com motorista, e explorar todas as praias e dunas da região.

Lagoas

Parnamirim - É a mais famosa, cercada de dunas altas de areia branquinha, mais parece um oásis no deserto. É com certeza um cenário difícil de esquecer. Aqui se praticam os passeios de buggy e o famoso esquibunda (esporte nativo que usa uma tábua de madeira para deslizar desde o topo da duna até a base num mergulho refrescante na água da lagoa).

Banana - Localizada entre as dunas na praia do Cumbuco, é maior de todas. Excelente infraestrutura com restaurantes de comida típica e frutos do mar, onde é possível alugar passeios de lancha, jet-sky e banana-boat ou simplesmente descansar sob castanholas e coqueirais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário