quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ceará vai tomar novo empréstimo do Bird

O Governo do Ceará pretende fazer novo empréstimo da modalidade Swap ao Banco Mundial (Bird). Será o Swap III. Pioneiro no Brasil neste tipo operação de crédito, o Estado deve fechar novo contrato em 2012, quando finaliza o Swap II.

“Já existe um interesse do governo e do Banco Mundial , dado que o Ceará tem tido um desempenho muito bom para cumprir seus compromissos,” adiantou ao O POVO o diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba.

Ele deixou claro que todo o processo será discutido amplamente com todo o governo. “Próxima semana, o Ipece começa a desenhar os parâmetros do novo Swap, que. perpassa pela influência direta do governador”, ressaltou. Conforme Ataliba, ainda não é possível dizer de quanto será o aporte. “É possível que se avance mais”, disse.

O Swap II, com montante de US$ 240 milhões, foi assinado em 19 de março de 2009 e tem prazo para execução até 30 de junho de 2012, ano que deve ser consolidada a nova transação.

Temos aqui dois consultores do Banco Mundial, além de uma equipe de seis pessoas. Equipes do Bird costumam fazer visitas semestrais para acompanhar o desempenho e ajudar na solução de alguns problemas que possam surgir em algum indicador.

O Swap I já terminou e, em 2012, termina Swap II. O primeiro empréstimo, no valor de US$ 150 milhões, foi concluído em 31 de dezembro de 2007.

Os empréstimos são divididos em cinco setores, entre eles as áreas de gestão do setor público, saúde e educação. A liberação do aporte, em parcelas, está condicionada ao cumprimento de metas nos indicadores determinados pelo próprio Estado.

Avaliação

Uma comitiva do Bird está no Ceará para acompanhar o desempenho dos indicadores do Swap II. Os consultores devem participar hoje, do evento que comemora os oito anos de atuação do Ipece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário